Alunos Bolsistas do Projeto Java nas Escolas são destaques na OBI

13 de maio de 2011 - 14:58 #

Na última edição do Projeto Javas nas Escolas, realizado na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Moreira de Sousa, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), conseguiu através do Edital FUNCAP Nº. 03/2010 – Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), três bolsas para os alunos que melhor se destacaram no projeto. A segunda fase da competição será realizada neste sábado, 14 de maio de 2011.

Esses alunos bolsistas seriam alocados, após o fim do projeto, para diversas atividades. Entre as atividades desenvolvidas por esses bolsistas está à preparação para participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizado pelo Instituto de Computação da Universidade de Campinas – SP (UNICAMP), que tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (a ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

A primeira fase dessa competição ocorreu no último dia 26 de março. O excelente desempenho dos bolsistas de ICJ nesta competição trouxe importantes resultados.

Dentro da categoria PROGRAMAÇÃO – NIVEL I, da qual os bolsistas competiram, 211 participantes foram inscritos no Ceará, desse total, somente 11 alunos foram aprovados para a segunda fase da OBI. Desses 11, somente 02 são alunos de escolas públicas. Os 02 alunos aprovados são bolsistas de ICJ. Em todas as sub-categorias de PROGRAMAÇÃO (JÚNIOR, I e II). Inscreveram-se no Ceará, 324 alunos, destes foram aprovadas para a segunda fase somente 23. Novamente, os únicos alunos oriundos de escolas públicas foram os alunos bolsistas de ICJ.

Mais do que os bons resultados pode-se perceber uma clara mudança na autoestima dos alunos e o interesse de continuar estudando, aprendendo e especialmente computação.

Contatos: http://www.petcomp.uece.br
Davi Teles / Leonardo Lopes –  8728.2040 / 8653.0829