Aluno da Uece segue para 2ª fase da Olimpíada de Matemática, Nível Universitário

14 de outubro de 2015 - 13:02

O estudante do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ycaro Sampaio Rebouças, foi classificado para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática, Nível Universitário (OBMU).

Trata-se de uma olimpíada nacional voltada para alunos graduandos, realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-MAT) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A competição é formada por duas fases: na primeira, ocorrida no dia 18 de setembro, foi aplicada uma prova de 6 problemas com duração de 4h30. A segunda fase ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro. Em cada dia os alunos serão expostos a três problemas. O tempo de duração será também de 4h30 por dia.

Ycaro é bolsita do programa de Preparação para Competições Acadêmicas (PCA) – Matemática, coordenado pelo professor Tiago Caúla Ribeiro.

“Com a continuação do projeto, nós, da Matemática, esperamos atrair mais alunos apaixonados por esta ciência e que, principalmente, tenham prazer em resolver problemas. Temos por meta transformar o projeto PCA em sinônimo de excelência acadêmica”, diz o coordenador.

O PCA foi criado em 2014 pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, Jerffeson Teixeira de Souza, para oferecer bolsas de estudo aos alunos com o intuito de prepara-los para participarem de competições, como a OBMU.

Aos vencedores da competição serão oferecidos prêmios chamados Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze. Serão oferecidas também Menções Honrosas a critério da banca.