Aluno da UECE fará palestra no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica

9 de outubro de 2012 - 10:55

O 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que será realizado no período de 11 a 14 de outubro, terá o estudante do quinto ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) João Brainer Clares de Andrade como um dos palestrantes, quando falará sobre o tema “Saúde Mental: deve ser uma grande área no ensino de graduação?”, ao lado dos professores Mario Alfredo de Marco, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Jorge Salton, da Universidade Federal de Passo Fundo (UFPF) e Renério Fragas, da Universidade de São Paulo (USP).

O convite surgiu após avaliação de carta de motivação, currículo e perfil de pesquisa pela coordenação científica do evento. Em 2011, também pelos mesmos critérios, João Brainer foi palestrante no 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Belo Horizonte (MG).

Além das participações no Congresso Brasileiro de Educação Médica, em 2011, o aluno da UECE foi palestrante e coordenador do módulo de Educação Médica e do V Fórum de Ligas Acadêmicas no XXVI Outubro Médico, na Faculdade de Medicina de Sobral. Soma-se ainda participação também como palestrante no V Congresso Cearense de Neurologia e Neurocirurgia, em junho de 2012, sobre o tema “Ligas Acadêmicas de Neurociências”, sendo o fundador da “Liga Cearense de Neurociências”, que congrega Ligas de Neurociências de todas as escolas médicas do Ceará, no Interior e na Capital.

Realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), o 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica tem seis eixos temáticos: “Desenvolvimento Docente”, “Avaliação”, “Competências Gerais e Humanidades”,  “De que médico a sociedade precisa?”,  “Apoio e Suporte ao Estudante e Residente”, e “Residência Médica”.