Aluno da UECE desenvolve kit de Eficiência Energética

4 de setembro de 2014 - 13:18

O aluno do curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Laércio Peixoto do Amaral Júnior, desenvolveu um kit de Eficiência Energética alimentado por energia solar, que tem como finalidade o resgate da cidadania por meio da implementação de energias renováveis.

O material foi desenvolvido pelo aluno sob orientação do professor Lutero Carmo de Lima, do Mestrado que é coordenado  pelo também professor Emerson Mariano da Silva.

O kit foi desenvolvido no Laboratório de Energias Renováveis e usa painéis solares, controlador e inverso, e pode ser acoplado com lâmpadas eficientes e com bombas de irrigação para diversas aplicações na cidade e no campo. A pesquisa, que faz parte de um projeto de parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará, é constituído de duas lâmpadas Tuboled de 18W cada, que substitui as fluorescentes tradicionais, e três lâmpadas LED de 3W alimentadas com placas fotovoltaicas e seus acessórios.

alt

De acordo com o pesquisador, o resgate da cidadania está em poder proporcionar a redução de carga das unidades consumidoras dos cidadãos com direito a baixa renda, que hoje, perdem o seu benefício em função do consumo mensal.