Aluno da UAB/Uece é destaque em competições e na vida de crianças da comunidade

4 de julho de 2017 - 12:48

O estudante do curso de Educação Física, na modalidade Educação à Distância (EaD), Napoleão Cavalcante, ganha destaque não apenas por seus títulos em competições de jiu-jitsu, como também por utilizar seu conhecimento para fazer a diferença na vida de crianças da comunidade.

Aluno da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Napoleão é também sargento da Polícia Militar e idealizador do Projeto Arte Suave – Lutando Pela Paz, pelo qual utiliza as artes marciais para levar cidadania às crianças e aos adolescentes moradores da área do 8° Batalhão PM. O projeto foi incluído nas políticas públicas do Ceará Pacífico.

alt

Outra ação desenvolvida pelo aluno é o trabalho voluntário e gratuito na Escola de Ensino Médio Presidente José Sarney, no município de Caucaia, em que ministra aulas de jiu-jitsu e reforça nas crianças os valores que são necessários nas artes marciais, como respeito, disciplina, autoconfiança, honestidade e humildade, além de contribuir com a luta contra o uso de drogas.

Desde que iniciou seus estudos na UAB/Uece, Napoleão tem ficado mais entusiasmado pela busca do saber. “Me sinto muito feliz em adquirir um conhecimento cientifico, que fortalece e completa todo meu conhecimento alcançado de forma empírica, através dos mais de 20 anos de arte marcial. Agora tenho como foco, além de me graduar em Educação Física, fazer também a especialização em Artes Marciais, Esportes de Combates e Lutas” diz o lutador.

alt

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da UAB/Uece, professor Heraldo Simões Ferreira, Napoleão é “uma mostra de que um aluno pode se dedicar aos estudos, competir e ajudar aos outros por meio de projetos sociais, retribuindo à sociedade o que a universidade pública o proporciona”.

Entre outros títulos, o estudante da Uece conquistou 1ª colocação em competições como Circuito Combate, Open Sou Pro Jiu-jitsu, Norte Nordeste de Jiu-jitsu, Campeonato Panamericano FIJJD, além de ser professor Faixa Preta de Jiu-jitsu, docente na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD).