Aluno da Facedi é premiado em universidade portuguesa

20 de novembro de 2015 - 14:51

O estudante do curso de Química, da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco Alexandre de Sousa Rodrigues, foi vencedor do Prêmio Escolar Professor Doutor João Cabral, outorgado pela Universidade do Porto, em Portugal. O Prêmio é concedido a estudantes que se destacam nas unidades curriculares de Química Analítica e Química Inorgânica.

Francisco Alexandre faz parte da turma 2013/2015, do Programa Licenciaturas Internacionais (PLI), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O objetivo do PLI é estimular a melhoria na formação inicial de professores, oferecendo graduação sanduíche de universitários brasileiros.

O estudante retornou ao Brasil para concluir sua Licenciatura em Química e receber a dupla diplomação (Uece/ UPorto) a que, como disse a pró-reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, “fez jus por cumprir todos os requisitos do Programa”.

A designação dos prêmios da Universidade do Porto corresponde, normalmente, a nomes de antigos professores ou antigos estudantes que se destacaram na área em que o prêmio é atribuído. Essa associação permite às gerações atuais perpetuar o contributo de elementos que no passado foram cruciais para o avanço da ciência.