Aluno da BioEaD apresenta trabalho sobre encalhe de animais marinhos em Beberibe

30 de setembro de 2014 - 11:56

Bolsista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério das Ciências e Tecnologia, Xavieles Rodrigues Ribeiro é aluno do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas EaD (BioEaD), do Polo de Beberibe da Universidade Aberta do Brasil e Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE). Ele apresentou trabalho no VI Seminário de Pesquisa e VI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, promovido pelo Instituto Chico Mendes, realizado em Brasília, no período de 16 a 18 de setembro.

Concludente do curso de Ciências Biológicas, Xavieles apresentou a pesquisa desenvolvida com a orientação do analista ambiental do ICMBio Alexandre Caminha de Brito, intitulada “Monitoramento de encalhe de animais marinhos na Resex Prainha do Canto Verde, em Beberibe (CE)”.

A proposta da pesquisa é estabelecer um protocolo de identificação das espécies registradas, através de chaves científicas reconhecidas para cada táxon, aprimorar as técnicas de resgate dos animais vivos, potencializando o salvamento de vidas marinhas e realizar um processo de envolvimento da comunidade como parte de um programa de educação ambiental que divulgue os resultados desse trabalho.

Durante o VI Seminário de Pesquisa e VI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, foram apresentados presentados em forma de painel 30 trabalhos do Programa de Iniciação Científica do PIBIC/ICMBio, que reúne os alunos de graduação de várias universidades, cujos as pesquisas foram desenvolvidos sob a orientação de analistas ambientais das Unidades de Conservação (UCs).

Com o tema “Praticar Conservação Aprendendo com o Manejo”, o principal objetivo do evento é aplicar os estudos científicos sobre a biodiversidade na realidade do País, aliando o desenvolvimento ao uso correto dos recursos naturais.

Seminários do ICMBio

Realizado desde 2009, o Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os profissionais que conduzem ou acompanham e demandam pesquisas científicas no Instituto Chico Mendes, bem como sua integração com as demais áreas da gestão e do conhecimento.

Trata-se de uma ampliação do encontro anual para avaliação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, de caráter obrigatório, que se apresenta como um espaço de debate e reflexão sobre o que fazemos em gestão ambiental.

Os estudantes vinculados ao programa PIBIC têm seus trabalhos avaliados por um comitê composto por membros internos e externos ao ICMBio. Os estudantes distribuídos em várias partes do país têm a oportunidade de conhecer o conjunto de trabalhos e experiências dentro do programa PIBIC e as demais experiências de pesquisa do Instituto Chico Mendes.