Agradecimento da UECE aos Parceiros no Processo de Desocupação do Campus do Itaperi

7 de agosto de 2012 - 19:09 #

 

 

 

Com pleno êxito e pacificamente, realizou-se, no sábado passado, 04 de agosto, a plena liberação do Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, que havia sido ocupado no dia 30 de julho pelo Movimento de Luta de Bairros Vilas e Favelas-MLB.

O processo de desocupação, ao longo de cinco dias, foi objeto de várias reuniões de negociação entre o MLB e a UECE, o MLB e a Secretaria das Cidades e entre a UECE e a Polícia Militar.

A Reitoria da UECE agradece a participação sensata e efetiva do Gabinete do Governador, da Secretaria das Cidades-SCidades, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior-SECITECE, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente-SEMACE, da Defensoria Pública, da Casa Militar, do Comando do Policiamento da Capital-CPC, da 1ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, da 7ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, da Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza-SEMAM e do MLB.

A logística da desocupação envolveu três ônibus, um caminhão baú e um microônibus, para os deslocamentos, além da presença de três viaturas da Polícia Militar, duas no entorno e uma, de modo provisório, no interior do campus.

Lamentavelmente, muitos grupos oportunistas, alguns armados, tentaram se aproveitar da situação para, inclusive, oferecer à venda terrenos do campus (lotes de 6m x25m, a R$ 500,00), conforme denúncias registradas na Ouvidoria Geral do Estado. Visando proteção contra estes grupos, a UECE entrou com ação de manutenção de posse e a Polícia Militar autuou alguns vândalos, por danos ao patrimônio público.

Atentos à defesa de um patrimônio público, com expressivo e estratégico interesse social, a UECE já solicitou dispensa emergencial de licitação para, imediatamente, iniciar a recuperação das cercas rompidas em muitos lugares, na lateral leste, pela Rua Betel, e na lateral sul, pela Rua Holanda.

Informamos, outrossim, que na reunião geral de avaliação dos projetos prioritários do Governo Estadual, ocorrida na 6ª feira, 03 de agosto, a UECE obteve a aprovação do Governador para, ainda em 2012, implantarmos projeto de segurança do perímetro do campus do Itaperi, que inclui gradil, muros, guaritas de vigilância e vias internas para rondas motorizadas da nossa segurança.

Deste modo, o campus sede da UECE ficará muito menos vulnerável a ações como as vivenciadas no momento. Preserva-se, assim, o clima propício ao trabalho acadêmico e o plano diretor, que prevê uso das áreas vítimas da recente ocupação por equipamentos da saúde e para preservação ambiental.