Ações de conscientização ambiental em Iguatu são realizadas por projeto na Fecli

18 de abril de 2018 - 18:01

alt

Projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/Uece) promove a consciência ambiental no Município, localizado na região Centro-Sul do Estado. Intitulado de “Etnozoologia como ferramenta na educação ambiental e na conservação da biodiversidade”, ele foi desenvolvido em 2017 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

alt

O coordenador do projeto, professor Ricardo Rodrigues da Silva, informa que, entre as atividades, foi realizada a oficina “Noções básicas de coleta e catalogação de insetos para a confecção de coleções entomológicas”, oferecida durante a XXII Semana Universitária da Uece. Os estudantes também apresentaram projetos em eventos científicos a partir do trabalho realizado no projeto de Extensão.

alt

“As ações iniciadas em 2017 conduziram a um novo projeto de Extensão com a mesma temática, que está sendo desenvolvido em 2018 e intitulado ‘Etnozoologia auxiliando a conservação da biodiversidade’”, ressalta Ricardo Rodrigues. O trabalho conta com três bolsistas de extensão: Carla Leitão da Silva, Iris Pereira Leandro e Mônica da Costa Vidal, estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Fecli.

alt

“Espera-se que o desenvolvimento destes projetos de Extensão proporcione subsídios para auxiliar alunos de escolas públicas da Educação Básica, assim como estudantes do Ensino Superior, na formação de uma consciência que se volte para valores que busquem harmonizar a relação homem-natureza”, explica o professor.

alt

Entre as atividades do projeto em desenvolvimento, estão a análise diagnóstica das percepções ambientais de estudantes da Educação Básica; a produção de material didático alternativo e/ou eletrônico; e os debates sobre a temática em escolas e na universidade.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail etnozoologia.biodiversidade@gmail.com ou na página do projeto no Facebook.

II Conferência da Caatinga

A II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”, será realizada entre os dias 19 e 21 de junho de 2018, na Assembleia Legislativa do Ceará, e conta com a participação da Uece, que desenvolve, nos campi e faculdades, projetos e pesquisas que buscam preservar o bioma e melhorar as condições de vida da população.