ACEVET completa 16 anos e as homenagens são para o mais antigo veterinário

3 de agosto de 2009 - 15:47 #

SolenidadeA solenidade de comemoração dos 16 anos da Academia Cearense de Veterinária (ACEVET), na última sexta-feira (31/07), às 17h, foi marcada pelas homenagens ao veterinário mais antigo do Ceará, prof. Sylvio Barbosa Cardoso. Fundador da Faculdade de Veterinária (FAVET – 46 anos), da qual foi o primeiro diretor, professor Sylvio Cardoso ocupa a cadeira de nº 4 da ACEVET. O que fez em benefício do conhecimento da medicina veterinária no Ceará valeu a ele o Título de Patrono daquela entidade. A iniciativa foi selada com a entrega de uma Placa de Prata, pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Assis Araripe, durante solenidade realizada no Auditório Paulo Petrola da Reitoria.

Presidida pelo Reitor Assis Araripe, a solenidade em homenagem ao prof. Sylvio reuniu presidentes da ACEVET, Cézar Wilson Martins da Rocha, e da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará (SOMEVECE), Maria Aldair Nogueira de Medeiros, o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, Francisco da Rocha Macedo, o Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, a Pró-reitora de Graduação, Lineuda Murta, que representou a FAVET. Presentes ainda nos festejos, o Pró-reitor de Planejamento da UECE, prof. Vladimir Spinelli, acadêmicos da ACEVET, familiares, professores e convidados.

O presidente da ACEVET Cezar Rocha ao falar destacou a importância do trabalho do prof. Sylvio Cardoso, principalmente pela sua preocupação em preservar a memória da veterinária no Ceará. Em seu discurso, o Reitor Assis Araripe disse que era uma honra receber, na UECE, os acadêmicos da ACEVET. Disse lamentar a ausência do pessoal da FAVET, principalmente dos estudantes. Em nome da ACEVET, o acadêmico José Napoleão de Carvalho foi o escolhido para homenagear o patrono da entidade, prof. Sylvio. Ressaltou a justa homenagem a Sylvio, pela escolha unânime para patrono daquela Academia e lembrou o gênio literário Balzac ao afirmar que “é preciso fazer bem tudo quanto se faz, ainda que seja uma loucura” e reforçou: assim é Sylvio. Ao falar, Sylvio agradeceu o Título de Patrono, as homenagens e leu as mensagens enviadas pelos seus colegas, veterinários e acadêmicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, falou também a presidente da SOMEVECE, Aldair Nogueira.

Prof. Sylvio nasceu no Maranhão, em 1924, e tem duas formaturas: Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1948, e em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1961. É professor aposentado – disciplina de Parasitologia – da Faculdade de Veterinária da UECE. Foi quem batalhou pela antiga Fazenda do Ministério da Agricultura, onde hoje funciona o Campus do Itaperi. O maranhense Sylvio Cardoso fez muito em benefício do conhecimento da medicina veterinária no Ceará. Abraçou este Estado como sua segunda terra natal, tendo recebido o Título de Cidadão Cearense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 1980.

A ACEVET reúne, atualmente, 27 acadêmicos titulares e 5 correspondentes que residem fora do Ceará e representam a entidade foram desse Estado. Presidida pelo professor César Martins da Rocha, graduado na primeira turma da Faculdade de Veterinária (FAVET). A Academia tem como um dos principais objetivos preservar a cultura, a ciência e a memória da veterinária. Para pertencer a ACEVET o veterinário tem que ter pelo menos 20 anos de graduado, bem como realizado trabalhos profissionais e científicos que enalteçam a profissão. A Academia funciona na sede da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará, na Rua Martinho Rodrigues, 223, Bairro de Fátima.