Acessibilidade – Uece segue se preparando para receber público surdo

12 de abril de 2019 - 18:02 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dá continuidade ao seu conjunto de ações para se tornar uma universidade mais acessível. Na última terça-feira (09/04) deu início à terceira turma do curso Básico de Libras, voltado para servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados dos campi de Fortaleza.

O curso tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua natural do deficiente auditivo, sendo ela a segunda língua oficial no Brasil desde 2002; busca o acesso do público deficiente auditivo à Universidade, além de uma formação mais sólida, atendendo às exigências da Lei nº 10.436/2002.

“Pela nossa cota social, 3% de todas as vagas que a gente vai oferecer no vestibular deve ser destinada a esse perfil de aluno”, explica o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. “Precisamos nos preparar para essa nova realidade”, destacou.

O vice-reitor ressaltou ainda que tornar a Uece mais acessível, é um dever de todos que fazem a Universidade. “Vocês estão aqui dando um passo extremamente importante, plantando uma semente capaz de também mobilizar toda a comunidade em torno desse desafio que não é somente de um gestor, de um reitor. Esse é um desafio de toda a comunidade”.

Durante a apresentação dos novos estudantes, eles falaram sobre a oportunidade e a importância de fazer o curso de Libras. “Agora vou poder ajudar melhor as pessoas e, ao mesmo tempo, incentivar os colegas a aprender Libras também”, disse a aluna e diretora do Departamento de Pessoal da Uece, Rosangela Araujo.

A turma, formada por 19 estudantes, em sua maioria servidores, é coordenada pela professora Cléia Feitosa. O curso é realizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência (CPAcesso/Uece), presidida pelo pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos.

As aulas serão realizadas entre abril e novembro deste ano, ministradas pelas professoras bilíngües Cléia Feitosa e Jane Eire Silva Alencar de Menezes, com apoio das intérpretes Maria Adriana Domingos e Maria Cristiane Brasileiro.