Acessibilidade: Uece, MFF e UFC realizam exposição a ser apreciada com tato e audição

28 de setembro de 2021 - 11:23 # # # # # # #

O Grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD), por meio do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), integra mais uma iniciativa de acessibilidade, que leva o resultado de pesquisas até a população com a exposição Na Ponta dos Dedos. A proposta, que inclui pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e em Educação (PPGE), é resultado da parceria com o Núcleo Educativo do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e o projeto Fotografia Tátil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A exposição Na Ponta dos Dedos pode ser visitada, desde o dia 1º de setembro, até o dia 15 de outubro, no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), aberto das 12h às 17h, de terça-feira a domingo.

Ela consta de vinte fotografias, feitas por Pessoas com Deficiência Visual (PcDVs) a partir de duas capacitações ministradas pelo MFF e pelo Projeto Fotografia Tátil em 2019. Na busca por tornar a arte fotográfica acessível a todos e entendendo que a fotografia deve ser democrática, optou-se por dar oportunidade a PcDVs produzirem suas próprias fotografias. Esse trabalho formativo foi realizado pelo Núcleo Educativo do MFF, junto com o Projeto Fotografia Tátil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da UFC. Os alunos tiveram contato com câmeras fotográficas, aprenderam sobre leitura de imagem, composição fotográfica e enquadramento.

As obras foram acessibilizadas por meio da audiodescrição, de peças táteis em MDF e de rastreamento de toque. As audiodescrições foram elaboradas de maneira colaborativa, no decorrer de duas formações na forma de uma pesquisa-ação, em 2020 e 2021, com a participação dos parceiros e de consultores com deficiência visual. O resultado é uma exposição única em sua proposta de aliar a produção artística fotográfica por PcDVs à fruição de todas essas obras pelo sentido do tato (peças táteis) e pelo sentido da audição (audiodescrição), simultaneamente. Com a tecnologia do rastreamento de toque, um sensor dispara as audiodescrições correspondentes a cada parte da peça tátil, à medida que é explorada pelo visitante. Além de elaboradas em harmonia com as peças, as audiodescrições foram locucionadas de modo expressivo, conforme as pesquisas da área.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica Na Ponta dos Dedos