Academia Cearense de Ciências empossa seis novos acadêmicos

9 de julho de 2015 - 19:47 #

O presidente da Academia Cearense de Ciências (Aceci), professor Jader Onofre de Morais, empossou na tarde desta quarta-feira, 08 de julho, seis novos acadêmicos: professora Doutora Andrelina Noronha Coelho de Sousa, Professor Doutor João Ambrósio de Araújo Filho, professora Doutora Lidriana de Souza Pinheiro, professor Doutor Luquésio Petrola de Melo Jorge, professora Doutora Marta Celina Linhares Sales, e professora Doutora Selene Maia de Morais.

alt

A solenidade aconteceu no auditório Paulo Petrola, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, e contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, do reitor da Uece, Jackson Sampaio, acadêmicos, professores, servidores, alunos e familiares dos novos membros da Aceci.

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, agradeceu a oportunidade de acolher, no campus sede da instituição, tão importante cerimônia, característica da maturidade intelectual da população cearense, “sobretudo destacar que, entre os acadêmicos efetivos e os recém-empossados identifico as nossas maiores universidades públicas, a UFC e a Uece”.

alt

Durante o evento, o secretário Inácio Arruda destacou a capacidade transformadora da ciência e a importância da sua popularização. “A ciência não pode se fechar, precisa se abrir para a sociedade”. Falou também da necessidade de transformar o conhecimento popular em desenvolvimento científico, e destacou a capacidade e o papel da mulher na contribuição acadêmica. “Dos seis novos acadêmicos empossados hoje, quatro são mulheres”, observou.

Por fim, Inácio informou sobre a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no mês de outubro. Esta é uma das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como um dos seus objetivos a popularização da ciência. E pediu para que a Aceci patrocine, durante a semana da ciência, algumas aulas abertas para estudantes e para o povo em geral, mostrando como o saber popular está ligado à ciência. Realizar uma rodada dos imortais com a população, transmitindo, numa linguagem simples e popular, o papel da ciência na vida prática das pessoas.