Abruem tem primeira audiência com ministro Renato Janine Ribeiro

7 de agosto de 2015 - 11:52

alt

Uma comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) teve uma audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, terça-feira, dia 4 de agosto, marcando, assim, a primeira reunião da entidade com o titular do Ministério da Educação (Mec).

A reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, presidente da Abruem, agradeceu pelo agendamento da audiência e destacou expectativa de aproximação profícua entre o Mec e a entidade, que reúne 46 universidades públicas brasileiras, distribuídas em 20 estados e uma população de aproximadamente 900 mil alunos regularmente matriculados, o que representa cerca de 50% dos estudantes de ensino superior matriculados anualmente no país.

Em seguida, ela afirmou os propósitos e objetivos da Abruem de colaborar para o desenvolvimento do País e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

A presidente também registrou a exclusão das universidades estaduais e municipais de políticas públicas nacionais, como Programa Incluir, Plano Nacional de Assitência Estudantil (Pnaes), Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Mais Cultura nas Universidades, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Ela também demonstrou inconformidade com os cortes ocorridos na educação com impacto sobre programas e políticas nacionais, como Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), Universidade Aberta do Brasil (UAB), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), com destaque ao Pró-Equipamentos , que atinge somente as Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e municipais. Finalizando, a presidente solicitou a retomada dos trabalhos da comissão constituída com representantes do Mec e da Abruem para discutir ações conjuntas.

O ministro Janine Ribeiro afirmou conhecer a importância das IES Estaduais e Municipais para a educação superior do País. Ressaltou, depois de descrever o cenário de crise econômica, a necessidade de tirar lições do período, que será utilizado para avaliar os avanços e políticas implementadas.

Ele assegurou que embora sejam inevitáveis,  os cortes estão sendo feitos de forma a minimizar os impactos e comprometeu-se a retomar os trabalhos da comissão Mec-Abruem através da Secretaria de Educação Superior (SESu), que tem como titular o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, presente na audiência, que contou ainda com participação do secretário-executivo do Mec, Luiz Cláudio Costa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece com informações da Abruem