ABRUEM realizou o seu 52º Fórum de Reitores em São Luís

24 de abril de 2013 - 18:16 #

Com o tema “O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país”, foi realizado o período de 17 a 20 de abril, no Pestana São Luís Resort Hotel – Calhau, o 52º Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em parceria com a Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) participou do evento por meio do seu Reitor, Jackson Sampaio, e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerfferson Teixeira de Souza.

Durante todo o encontro foram debatidos ainda, os temas: A contribuição e importância das universidades no desenvolvimento do país: os desafios à autonomia; A expansão da Vale do Rio Doce dentro de um conceito de integração entre mina, ferrovia e porto; Um sistema para gestão dos programas de intercâmbio acadêmicos; Programas de apoio à inovação tecnológica no Brasil; As universidades estaduais e municipais no contexto da formação de profissionais de nível técnico para inserção no mercado do trabalho; Tríplice Hélice – fortalecimento entre academia, governo e empresa.

O ponto alto deste fórum consistiu no debate da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil, que é composta de 41 senadores e 328 deputados federais, presidida pelo deputado Cléber Verde (PRB/MA). Os parlamentares cearenses estão muito bem representados, com é o caso do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), representando o senado, e do 1º vice-presidente, representando a Câmara, que é o deputado federal Artur Bruno (PT/CE). A criação da Frente Parlamentar Mista foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

O Reitor da UECE, Jackson Sampaio, atuou como moderador, na Palestra do Coordenador Geral de Cooperação Internacional do CNPq, Marcos Formiga, debatendo o tema Tríplice Hélice – fortalecimento entre Academia, Governo e Empresa.

O presidente da Abruem, João Carlos Gomes, fez um breve relato dos temas que foram debatidos durante o fórum, a exemplo do papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do país; e a questão da autonomia universitária. “É por meio dessas discussões que a Abruem pretende colaborar cada vez mais para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão”.

A Abruem foi criada em 1991, durante a realização do 12º Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, com a finalidade de integrar, valorizar e defender seus propósitos institucionais, além de promover e coordenar, em âmbito nacional, discussões sobre as políticas voltadas para o Ensino Superior. Desde então, duas vezes por ano, a Associação, com a parceria de reitores das 41 universidades públicas estaduais e municipais, que hoje a integram, vem realizando novos fóruns, sempre com a participação de educadores renomados e de autoridades governamentais e acadêmicas convidadas.

Os próximos Fóruns acontecem em Foz do Iguaçu (53º); Campos do Jordão (54º); e em Fortaleza (55º), que será realizada pelas três universidades estaduais cearenses: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Vale do Acaraú (UVA). O Reitor da UECE fez a proposição que foi plenamente acolhida.