Abruem publica nota de repúdio contra cortes de verbas para Ciência, Tecnologia e Inovação

14 de outubro de 2021 - 14:03 # # #

Nessa quarta-feira, 13 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a qual a Universidade Estadual do Ceará (UECE) é signatária, publicou nota de repúdio contra o projeto aprovado pelo Congresso Nacional no dia 7 de outubro, o qual retira mais de R$ 600 milhões de recursos orçamentários previstos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), destinados ao pagamento de bolsas e execução de projetos de pesquisa.

Na nota, a Associação detalha os valores desse corte e explica, ainda, o impacto dessa redução financeira. “Tais medidas colocam em risco grande número de projetos ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, assim como envolvendo a continuidade de pagamento das bolsas para pesquisadores(as) das mais diversas modalidades ligadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq”, aponta o presidente da Associação.

O documento vem reafirmar o compromisso em defesa de uma educação pública, de qualidade e em defesa da ciência, sendo uma representação da UECE e das outras universidades filiadas à Abruem.

Confira nota completa.