ABRUEM está à frente do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Universidades

27 de fevereiro de 2013 - 12:44

Será lançada na próxima quarta-feira, dia 6 de março, a Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras, no Plenário I da Câmara dos Deputados. Suprapartidiário, o movimento foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), por intermédio do deputado federal maranhense Cleber Verde, juntamente com o deputado federal Alex Canziani (PR).

O objetivo da Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras é colocar no orçamento da União recursos financeiros para as IES estaduais e municipais. Esse assunto foi amplamente debatido no último Fórum Nacional de Reitores, realizado em Florianópolis no mês de outubro.

Segundo o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, é de extrema importância a mobilização de todas as universidades filiadas, além dos representantes políticos de cada região do país.

“Com o repasse das verbas da União para as IES estaduais e municipais, será possível ampliar a qualidade do ensino e melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições. È muito importante que parlamentares, reitores, professores e a sociedade em geral se mobilizem para que possamos trilhar sempre nossas ações em prol do ensino superior no país”, destaca o presidente.

A Associação

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) foi criada em outubro de 1991. Atualmente, a Associação possui 40 instituições filiadas, estando capilarizada em todas as regiões brasileiras. O objetivo geral da ABRUEM é a “congregação das universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais”.