ABRASME e Uece abrem nesta quinta o III Congresso Brasileiro de Saúde Mental

6 de junho de 2012 - 16:31 #

Fortaleza é sede do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, a partir desta quinta-feira (07/06) até o próximo sábado (09/06). A solenidade de abertura está agendada para as 18h30, no Auditório do Centro de Convenções do Ceará, seguida da primeira conferência do evento, ministrada pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, que falará sobre o tema “Epistemologia de ‘aperreios e doidices’: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política”. O presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME-Nacional), Paulo Duarte de Carvalho Amarante, juntamente com a presidente do III Congresso, Maria Salete Bessa Jorge, preside o evento, que tem como tema “Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política”. A professora Salete Bessa coordena o Doutorado em Saúde Coletiva da Uece.

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental vai reunir, em Fortaleza, cerca de 5 mil participantes nacionais e internacionais, como Espanha, Itália, Alemanha, Chile, Cuba, Argentina, entre outros. O encontro é voltado principalmente para profissionais da área de saúde mental, professores, estudantes, usuários e familiares, militantes de movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos. Divididas em doze eixos, as rodas de conversa e mesas redondas do Congresso vão acontecer nos espaços do Centro de Convenções do Ceará e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A programação de abertura do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental inclui oficinas culturais, palestras, feira, exposição, apresentações de dança, musicais, teatrais e outras atividades. O show de destaque será da banda Harmonia Enlouquece, que faz o lançamento de seu terceiro CD, “Mudânica Superativa”. O grupo nasceu do projeto “Convivendo com a Música”, realizado no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, em 2001, que se constituía de um espaço onde pacientes e funcionários pudessem vivenciar diversas atividades sonoras musicais, dando lugar à expressão, à criatividade e à comunicação. A banda teve participação na trilha sonora da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo.

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME-Nacional) e conta com o apoio da Uece e do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem (GRUPSFE – Uece). Outros parceiros colaboram com o evento, como o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Santa Catarina (GPPS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e o GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Segundo a presidente do Congresso, professora Maria Salete Bessa Jorge, dez livros que abordam a psicologia e a psiquiatria serão lançados nesta quinta-feira (07/06), dia da abertura do evento. “Linha do Pó: A cultura Bororo entre tradução, mutação e autorrepresentação”, de Maximo Canevacci, e “O fim da guerra a maconha e a criação de um novo sistema para lidar com as drogas”, de Denis Russo Burgierman, são alguns dos destaques apresentados no espaço dedicado aos lançamentos.

Fonte / Informações: presidente do Congresso, profa. Salete Bessa – 9101-3890