Aberto XV Encontro Estadual de História do Ceará

26 de julho de 2016 - 19:47

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Mestrado Acadêmico em História e Culturas (Mahis), e a Associação Nacional de História (ANPUH Ceará) deram início na noite desta segunda-feira (25), no Auditório Central, Campus Itaperi, ao XV Encontro Estadual de História do Ceará (EEHCE), que tem como tema “Arquivos, Documentos e Ensino de História: desafios contemporâneos”.

alt

O evento, considerado o maior e mais importante da área de História do Estado, acontece a cada dois anos. Em 2016 foram cerca de 300 inscritos entre profissionais de História, alunos de graduação e pós-graduação, além de outros interessados na temática.

alt

O Coral Vozes da Uece encantou o público dando as boas-vindas com as peças Roda Viva, de Chico Buarque; Vamos Fugir, de Gilberto Gil; e Trem Azul, do Roupa Nova. O grupo contou com a regência de Marcos Roozgilo.

Para compor a mesa de abertura estavam presentes o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; o coordenador do curso de graduação em História, Antônio Germano Magalhães Júnior; o coordenador do Mahis, Altemar Muniz; e a representante da ANPUH Ceará, Nágila Galvão.

alt

“Apesar do momento crítico, a Universidade mostra-se viva e inicia, simultaneamente, três grandes eventos: o XV Encontro Estadual de História do Ceará, a XII Escola de Verão em Química e o IV Congresso Estudantil de Medicina Veterinária”, disse o vice-reitor.

Antes de declarar aberto o evento, Hidelbrando Soares parabenizou os responsáveis. “Quero aqui parabenizar os realizadores do evento por reunir tanta gente, não somente do Ceará, mas também de outros Estados, outras universidades. Aproveitem ao máximo esse momento de reflexão da nossa história”, concluiu.

Nágila Galvão aproveitou a ocasião para agradecer o “companheirismo” da equipe que esteve à frente da seção Ceará no período de 2014 a 2016. “Não foi fácil, mas estamos deixando um legado. A ANPUH inicia seu processo de legalização do Estatuto”, comemorou a representante da Associação.

alt

A ANPUH conta com dois membros da Uece. Professor Gleudson Passos Cardoso, que é o atual vice-presidente da Associação, e Altemar Muniz, que ocupa o cargo de segundo secretário, elem de editor da revista Embornal, periódico eletrônico da ANPUH que tem como objetivo colaborar com a divulgação e discussão de materiais produzidos no campo acadêmico-científico e pedagógico por profissionais de História.

De acordo com o vice-presidente, “a importância do XV EEHCE ANPUH-CE 2016 para Uece diz respeito ao momento em que a consciência e o conhecimento históricos no Brasil e no mundo estão sendo evocados, a fim de que a sociedade possa interpretar o passado e evitar no presente decisões que possam provocar erros no futuro. Nesse contexto, a Uece tem se destacado, pois, a produção científica dos cursos de graduação e de pós-graduação em História nos campi da nossa universidade (Itaperi, Feclesc, Fafidam) têm apresentado pesquisas que remetem à reflexão das demandas da sociedade atual.”, explicou Gleudson Passos.

alt

O evento deu prosseguimento com a conferência de abertura “A memória do Fascismo na Europa”, proferida pelo professor da Universidade do Porto, Manuel Loff. O Encontro acontecerá até a próxima quinta-feira, dia 28, com oficinas, mesas redondas, minicursos, fórum e conferências. A Uece receberá docentes convidados de outras universidades como Indiana University, Federal de Goiás (UFGO), Federal do Ceará (UFC), além de componente da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

O XV Encontro Estadual de História do Ceará conta com o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da Uece (Prae), UFC, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS).