Abertas inscrições para bolsas no Centro Internacional de Astrofísica Relativística

8 de agosto de 2013 - 11:07

O Centro Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet, na sigla em inglês) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem oportunidades de bolsas de estudos em programas que contemplam doutorandos, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto e a bolsa tem início em setembro.

O programa de doutorado pleno oferece cinco bolsas de estudos a brasileiros. Com duração de até três anos, o título será concedido pelas instituições acadêmicas participantes. Ainda há a opção de bolsas de doutorado sanduíche pelo programa Erasmus Mundus – cujas inscrições terminam em fevereiro – e a chamada do programa IRAP PhD (International Relativistic Astrophysics), com inscrições até 30 de setembro.

Com inscrições abertas durante todo o ano, o programa de pesquisador visitante brasileira para centros ICRANet na Europa é direcionado a pesquisadores que realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacionalmente, no campo da astrofísica relativística e da cosmologia. A cada ano, são abertas cinco vagas, com duração de 12 meses.

Já o programa de pós-doutorado oferece quatro vagas de dois anos em Centros ICRANet na Europa e na Ásia, e cinco vagas de dois anos em universidades brasileiras e centros de pesquisa com acordos de colaboração assinados com ICRANet. O prazo de inscrição é 1º de setembro.

A parceria Capes/ICRANet tem como objetivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, cientistas e acadêmicos.

Mais informações sobre inscrições nos site do ICRANet e da CAPES.

Fonte: Agência FAPESP