Abertas as inscrições para A XIII Semana da Geografia/Uece

24 de abril de 2012 - 19:15 #

O Centro Acadêmico de Geografia – CAGEO e a Coordenação dos Cursos de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançam a XIII Semana da Geografia da UECE, que tem como tema “Globalização: novas leituras geográficas”. O evento acontecerá no Auditório Central da Uece, Campus do Itaperi,  de 29 de maio a 2 de junho de 2012. As inscrições já estão abertas, e vão até 16 de maio, e os interessados podem fazê-las online, através do site HTTP://cageografia.webnode.com.br/ ou pelo e-mail: cageouece@yahoo.com.br, ou pelos telefones 9694-8962 (Tiago) e 8760-3729 (Otávio). O valor da inscrição é de R$ 10,00, com direito a participar de um minicurso, cuja opção deve ser feita na ocasião do credenciamento.

A XIII Semana da Geografia da Uece tem como público alvo a comunidade acadêmica ligada à Geografia no Estado do Ceará, corpos discente e docente da Uece – unidades da capital e do interior. O evento é aberto também a alunos, professores e profissionais ligados à Geografia e áreas afins, das diversas instituições públicas e particulares de ensino superior, como UNIFOR, Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras, além de professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como representantes de setores governamentais e dos movimentos sociais atingidos pela Globalização.

Segundo os organizadores do evento, o tema deste ano “Globalização: novas leituras geográficas” é pertinente aos diversos debates da Geografia, pois as dinâmicas da globalização intervêm de forma desigual nos processos de espacialização da sociedade. Tal fenômeno, como é conduzido, é disseminado por seus agentes legitimadores como algo benéfico a todos os estratos da sociedade global. Contraditoriamente, o atual cenário mundial se exprime numa realidade fragmentada, que se alimenta da concentração de capitais, das intensas transformações nos espaços mundiais e da exclusão das classes menos favorecidas.

Ressaltam ainda os organizadores, que tal processo produz questionamentos sobre o papel da Geografia no atual cenário, sobre as nuanças das relações internacionais de produção do espaço e os prognósticos sobre a atuação das ciências humanas frente às mudanças ocorridas nas ultimas décadas. Todas essas discussões serão realizadas em mesas redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e aulas de campo.

Fonte: Comissão Organizadora XIII Semana da Geografia UECE (cageo_uece@yahoo.com.br)

Informações: 9694-8962 (Tiago) / 8760-3729 (Otávio)