Aberta XX Semana Universitária da Uece

10 de novembro de 2015 - 15:57

“Me orgulho muito de ter me formado na Uece”, essa foi a frase em comum falada por todos os ex-alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), convidados para o painel que abriu a XX Semana Universitária na noite desta segunda-feira, 9 de novembro.

“Estamos aqui hoje para uma experiência singular. Nos 40 anos da Uece e 20 anos da Semana Universitária convidamos ex-alunos que, hoje, têm outros papéis. Alguns são professores da Uece e outros, colegas que exercem papéis importantes em suas áreas de atuação”, diz o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, ao declarar a abertura do evento.

alt

O público foi recebido com apresentação da Banda Sinfônica da Uece, sob regência do maestro Marcio Landi,  com apresentação dos números: Suite Pernambucana de Bolso (I. Caboclinho  II. Serenata  III. Côco  IV. Frevo) e Suite Nordestina (I. Lento II. Serenata III. Maracatu IV. Frevo), de José Urcino da Sila (Mestre Duda), e First Suite in Eb (III. Tempo di Marcia), de Gustav Holst.

alt

O painel com o tema “Uece: 40 anos construindo saberes, 20 anos compartilhando experiências”, teve como convidados os ex-alunos da Uece que hoje são: reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, jornalista e âncora de programas da TV Assembleia, Renato Pinheiro de Abreu, e os professores da Uece, Cleudene de Oliveira Aragão, Francisca Gomes Montesuma e Vicente José de Figueirêdo Freitas.

alt

“Confesso um misto de sentimentos: alegria, satisfação e até alívio por entrar na Uece sabendo que não é para fazer uma prova”, brinca o reitor da UERN. “Tenho muito orgulho desta que é hoje a melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Quando vi essa notícia fiz questão de compartilhar nas minhas redes sociais”, fala Pedro Fernandes, que é graduado em Ciências da Computação.

alt

O jornalista Renato Abreu explica que, apesar de não atuar na área na qual se formou na Uece, foi aqui que ele despertou para a carreira que hoje segue. “A Uece mudou minha vida radicalmente a partir de um livro sobre política que ganhei do professor. (…) Esse livro mudou o modo de eu ver a política.” Foi a partir desse contato que Renato Abreu começou a trabalhar o seu lado político dentro da Universidade, nas lutas por seus direitos. “A Uece formou não só um pedagogo, mas também um cidadão que atua hoje na área política. Aprendi na Uece não só as disciplinas do meu curso, mas também aprendi uma questão fundamental: a cidadania! (…) Jamais seria o jornalista que sou hoje sem a Uece”, desabafa o comunicador.

Os egressos da Uece que hoje são professores não se intimidaram em declarar o amor que sentem pela Universidade. São anos dedicados ao estudo e ao ensino e a uma vida construída dentro do campus universitário.

alt

“Me orgulho muito de participar desses 40 anos da Uece, pois nessa data completo também 20 anos nessa Instituição. Mesma idade da Semana Universitária. Amo muito essa universidade!. Com certeza faz parte da construção de quem sou, da minha personalidade” compartilha Cleudene Aragão.

alt

Professora Montesuma, que estudou Enfermagem, se especializou e fez seu mestrado na Uece, onde hoje é também professora, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e da Especialização em Enfermagem Obstétrica, diz que sua trajetória foi sempre de muita luta. “Nunca tirei 1º lugar em nada, mas também nunca fiquei pra trás”, se orgulha a professora que muito conquistou dentro e fora da Universidade.

alt

Para o professor Vicente Figueirêdo, do curso de Medicina Veterinária, é uma grande satisfação ter a Uece como parte de sua vida. Conta, inclusive, que foi no campus que conheceu sua esposa. “Faço aqui uma declaração de amor à Uece. Às vezes faço críticas, mas isso é também de quem ama. Sempre digo aos meus alunos: vocês estão em uma grande instituição! Um dia irão dizer também, com muito orgulho, que foram formados aqui”, diz o professor.

alt

Essas são histórias e vozes de quem, um dia, passou ou passa pela Universidade Estadual do Ceará, deixando e levando marcas capazes de construir seres humanos, como disse o reitor Jackson Sampaio, “são trajetórias que devemos recordar, sem deixar de lado nossas dificuldades, nossas lutas, por que elas também nos constroem”, finalizou o reitor.

Estiveram também presentes na solenidade de abertura da XX Semana Universitária, compondo a mesa que presidiu os trabalhos, o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, a chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Sales, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenador geral do evento, Jerffeson Teixeira de Souza, a pró-reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas, e a Procuradora Educacional Institucional, Fátima Leitão.