Aberta nesta segunda-feira a VI SECOMP UECE

30 de novembro de 2009 - 16:14 #

A VI Semana da Computação da UECE foi aberta nesta segunda-feira (30/11), com a palestra do deputado federal Ariosto Holanda (PSB – CE), que falou sobre o tema “Os Desafios da Capacitação Tecnológica da População”. Ariosto Holanda, que é professor e foi Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, fez uma análise completa dessa capacitação, falou da elite intelectual da Universidade, elite essa que tem obrigação de ir fora dos muros da Universidade para dar a devida atenção aos excluídos, a exemplo do curso de graduação em Computação da UECE, que acaba de realizar a segunda edição do Curso Introdutório de Linguagem de Programação para o Colégio Diva Cabral, no entorno da Universidade Estadual do Ceará. Ao citar as atividades fim da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, professor Ariosto Holanda disse que iria concentrar a sua palestra na extensão.

Segundo o coordenador do curso de Computação (bacharelado) da UECE, professor Clécio Thomaz, a VI SECOMP – Semana da Computação 2009 é um evento que mostra à sociedade o que a UECE está realizando em Tecnologia da Informação (TI). Um dos pontos que merece destaque é o que se relaciona aos diversos segmentos do poder público, os quais utilizam a TI para conduzir a gestão dos recursos públicos. Falou também do trabalho que vem sendo realizado com o Tribunal de Justiça do Ceará para celeridade dos milhões de processos. Outro exemplo citado foi o da ADECE – Agência de Desenvolvimento do Ceará, numa atividade conjunta com a Universidade Estadual do Ceará, com o desenvolvimento de um Estudo de Viabilidade Econômico-Social para Localização de Plataformas Multimodais ao Longo do traçado da Ferrovia Transnordestina no Estado do Ceará.

A solenidade de abertura da SECOMP 2009 foi presidida pelo Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe. Em seu discurso, dirigiu-se ao deputado Arisoto Holanda e lembrou o trabalho que Ariosto Holanda vem empreendendo em benefício da capacitação tecnológica da população. O reitor lembrou do trabalho social que vem sendo feito pelos alunos do Curso de Ciência da Computação da UECE no entorno da Universidade. Na ocasião, anunciou que o grupo PET terá um espaço que irá funcionar na antiga instalação do Curso de geografia.A solenidade contou com a presença do Vice-reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Jackson Sávio, da Interlocutora do Grupo PET, professora Tarsileide Costa, professores, alunos, servidores e convidados.

A VI Semana da Computação UECE prossegue até o próximo dia 4 de dezembro, e traz como tema “Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Pública”. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer como as novas tecnologias irão redesenhar a administração do Estado. A sexta edição da SECOMP acontece no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi. O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciência da Computação e conta com a colaboração do Centro Acadêmico de Ciência da Computação e Acens – Empresa Júnior, também do curso de Ciência da Computação.

Segundo a coordenação dos trabalhos, a programação da VI SECOMP consta de diversos minicursos e mesas redondas, onde serão debatidos temas diversos como “Os novos recursos desenvolvidos para aprimorar e facilitar a atuação do profissional da área de TI no mercado de trabalho”. Ao realizar essas atividades a SECOMP abre espaço para discutir o papel da computação como ciência e sua participação no processo de difusão das novas tecnologias requeridas pela globalização por que passa a sociedade contemporânea.

Os interessados em informações sobre o evento podem acessar o site da SECOMP www.larces.uece.br/~pet/secomp.

Contato: petcompuece@gmail.com (85) 8725 0900 / (85) 8830 9358