Aberta na Uece 1ª Semana da Propriedade Intelectual

4 de agosto de 2020 - 10:51

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Uece) e a Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IncubaUece), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), deram início na tarde desta segunda-feira (03/08) à 1ª edição da Semana da Propriedade Intelectual, a ser realizado até 7 de agosto.

O evento tem como objetivo disseminar a cultura da inovação, o empreendedorismo e a proteção da propriedade intelectual das tecnologias desenvolvidas na Uece.

Para abertura do evento virtual, estiveram presentes a reitora da Uece, professora Josete Castelo Branco; o coordenador do NIT, Sales Ávila; a coordenadora da IncubaUece, Mazé Barbosa; e a representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Carla Freitas.

“A primeira semana é um marco. Diz de todo um trabalho já construído e anuncia a perspectiva de que muitas outras virão… Temos o desafio de inovar, empreender e proteger nossa propriedade intelectual, não só no campo da indústria, como avançar no campo da educação, cultura, saúde e tantos outros. Nossa missão fundamental é democratizar o acesso e o resultado da produção do conhecimento. Para tanto, nossa tarefa, desejo, é de construir, proteger e compartilhar o que a universidade cria, reinventa e produz. Então essa é a nossa tarefa, nosso desejo, construir e compartilhar”, destacou a reitora Josete Castelo Branco.

Sales Ávila ressaltou a dimensão do evento. “Ao longo de alguns anos a Uece vem implantando uma cultura institucional de inovação. Isso tem trazido muitos bons resultados, temos hoje um número significativo de patentes, por exemplo. Com esse evento de hoje damos um grande salto para além dos nossos muros. Esse será um grande evento, contando com 19 convidados, autoridades em diversas áreas da propriedade intelectual, e 13 instituições. Faremos dentro deste evento macro 14 eventos menores”, disse o coordenador do NIT.

A coordenadora da IncubaUece Mazé Barbosa demonstrou sua satisfação com a realização do evento. “É com prazer que trazemos junto ao NIT esse evento tão importante para a comunidade universitária, pesquisadores e inventores em geral. Esse evento foi possível graças ao comprometimento das equipes. Desejamos um excelente evento a todos”.

A representante do INPI destaca a importância dessa primeira edição. “Esse evento demonstra um amadurecimento desse ecossistema regional … Em algum momento no futuro nós teremos a história desse evento que, com certeza, terá inúmeras outras, demonstrando a preocupação da universidade em conseguir gerar valor com as suas pesquisas, com o seu posicionamento social”, falou Carla Freitas.

O evento, aberto ao público e gratuito, tem como público-alvo universitários, pesquisadores e técnico-administrativos da Uece e de outras instituições, além de empresários, empreendedores e inventores independentes, que tenham interesse no assunto. A programação é composta por painéis, oficinas e palestras nas temáticas relacionadas ao direito autoral, criação de tecnologias, proteção de patentes e o empreendedorismo.

O evento segue até a próxima sexta-feira, 7 de agosto. As inscrições continuam abertas em https://linktr.ee/incubauece

Clique aqui para ver a programação completa.

Mais informações: nit@uece.br / coordenacao@incuba.uece.br