Aberta a Semana de Integração da UECE

3 de setembro de 2014 - 17:26

A Semana de Integração do semestre 2014.2 da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi aberta nesta terça-feira, dia 2 de setembro, no Auditório Central, Campus do Itaperi. Para que fosse possível alcançar alunos de todos os turnos a abertura aconteceu em dois horários, às 8h e às 18h30, com transmissão para os campi de Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Crateús.

Na plateia, alunos ansiosos e atentos, como Brenda Maria que, ao descobrir que havia passado no vestibular, disse não ter acreditado, que ficou extasiada. Em seguida, começou a gritar e pular. E, não somente na UECE, mas também na igreja que participa, foi pega em trotes, mas segundo ela, foi mais um motivo de alegria. Ao poder participar da Semana de Integração, seus olhos verdes exprimiam a felicidade de poder participar daquele momento como uma das mais novas alunas da UECE.

Para abrir o evento, o Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica da UECE realizou apresentação que incluiu o Hino Nacional, seguida das boas vindas do reitor Jackson Sampaio aos calouros.

alt

Os pró-reitores de Políticas Estudantis e de Graduação, Geovani Jacó de Freitas e Marcília Chagas Barreto, respectivamente, também deram as boas vindas aos novos alunos e explicaram de maneira breve o que as Pró-Reitorias oferecem, incluindo, as várias possibilidades de bolsas que podem concorrer e outras informações que foram esclarecedoras para os alunos que acabam de chegar.

alt

A procuradora Educacional Institucional e presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Fátima Leitão, também desejou boas vindas aos universitários e conclamou a todos o engajamento nos processos de auto avaliação institucional da UECE.

O reitor Jackson Sampaio, em seu discurso, falou sobre as conquistas e as dificuldades enfrentadas.  De acordo com o reitor, a UECE é pioneira na interiorização da instituição e a única universidade a ter, além dos cursos de graduação e pós-graduação, educação profissional de nível médio.

alt

A UECE colabora também com a educação básica e com trabalhadores. “Somos a Instituição de Ensino Superior (IES) que mais forma professores, além de sermos, principalmente, uma universidade para trabalhadores e filhos de trabalhadores, uma vez que o número de alunos é maior no período noturno”, acrescentou o reitor.

alt

Na mesa de abertura, o tema “Universidade: concepções, desafios e dimensão política” foi discutido pelo reitor da UECE e pelas representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sara Ortins, pela manhã, e Lara Xerez, no período noturno.

alt

Houve ainda um esquete teatral, na qual o aluno veterano do curso de Educação Física e integrante do DCE, Denner Oliveira, interagiu com a plateia e levou todos a dar boas risadas.

Estiveram também presentes o vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares; a chefe de gabinete, Josete Castelo Branco Sales; os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza; de Administração, Carlos Heitor Sales; de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar; a ouvidora da UECE, Francimá Rocha; os diretores do Centro de Educação (CED), Álbio Sales; da Faculdade de Veterinária, Célio Pires Garcia; e os representantes do DCE, Valdemberg Rodrigues e Jessilene Rabelo.