Aberta a Semana de Integração da Uece 2015.1

27 de maio de 2015 - 11:33

alt

A chuva torrencial que caiu sobre o Campus do Itaperi não constituiu obstáculo para as centenas de jovens que lotaram o Auditório Central para receber as boas-vindas dos dirigentes da instituição à qual agora pertencem e onde vão passar os próximos quatro a cinco anos de suas vidas. Muitos sairão para o mercado de trabalho. Outros tantos aqui ficarão para dar continuidade a seus estudos, em busca de mais títulos acadêmicos, como especialista, mestre ou doutor.

alt

Opções para perseguir uma carreira acadêmica não faltam, como ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio em sua fala na abertura da Semana da Integração da Uece, na manhã de terça-feira, dia 26 de maio. “São 78 cursos de graduação, 70 de pós-graduação lato sensu, 37 de stricto sensu, incluindo dois no Interior, e 10 doutorados”.

Juntando todos eles, a Uece tem um contingente de 23 mil alunos espalhados em 11 campi espalhados em nove cidades do Ceará, assim distribuídos: três campi na Capital, Itaperi, Fátima e 25 de Março; dois de pesquisa, Pacoti e Guaiuba; e seis acadêmicos no Interior: Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá.

alt

O reitor informou ainda aos calouros e veteranos que, depois de sair de um período de “grandes lutas, com ocupações e greves, conseguimos muitas coisas”. E listou as principais: pela primeira vez nos seus 40 anos de existência, a Uece realizará concurso de servidor, com 135 vagas; concurso para professor efetivo e aumento de 900 bolsas em 2014 para 1,9 mil em 2015.

alt

Como é a primeira vez que a Uece recebe alunos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Enem, aos quais foi dirigida uma mensagem especial de boas-vindas, o reitor salientou que mesmo antes da implementação das políticas públicas em nível federal, a Universidade sempre buscou ser socialmente inclusiva. E vem conseguindo e tornando-se parte de seu DNA.

alt

“Do total de alunos, 60% estudam à noite, ou seja, trabalham de dia; 63% vem de famílias com renda de até três salários mínimos e mais da metade (58%) são oriundos de escolas públicas e este percentual chega a 99% nas Faculdades do Interior”, ressaltou o professor Jackson.

A importância social da maior universidade pública estadual do Ceará e a primeira do Norte/Nordeste e Centro-Oeste vai mais além. É dos bancos da Uece que sai um vasto contingente de profissionais que construirá a educação nos rincões do Estado: dois terços daqueles 23 mil estudantes são alunos de licenciatura e serão professores da Educação Básica, de disciplinas como Matemática, Português, Química, Física, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Música.

alt

Como já é tradição, a cerimônia de instalação da Semana da Integração da Uece foi aberta com música de alta qualidade. A Orquestra Transversal, do Curso de Música, sob a direção do professor Heriberto Porto,  executou dois clássicos da música regional: “Assum Preto” e “Asa Branca”, imortalizados na voz de Luis Gonzaga.

A cerimônia for transmitida via web conferência para todas as unidades acadêmicas da Uece no Interior: Faculdade de Fisolofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), Faculdade de Educação de Crateús (Faec), Faculdade de Educação, Ciências e letras de Iguatu (Fecli), Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá, e Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), em Tauá.

alt

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor, a chefe de Gabinete da Reitoria, professor Josete Castelo Branco; vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, pelos pró-reitores de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto; de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira; de Políticas Estudantis, professor Geovani Jacó de Freitas; de Extensão, professora Claudiana Alencar; de Planejamento, Fernando Alves dos Santos; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor Vladimir Spinelli, e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fernanda Cunha, aluna de Serviço Social.

alt

Depois da cerimônia de abertura da Semana da Integração da Uece, houve uma mesa-redonda sobre “Conjuntura Política Nacional e Dilemas da Universidade”, tendo os professores Manuel Domingos e Valton Miranda, como debatedores e o professor Geovani Jacó de Freitas como mediador.

alt