A UECE vai para o Céu com o Projeto “Astronomia para Todos”

26 de julho de 2011 - 19:49 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, a 154 km de Fortaleza, tem inovado suas atividades nos últimos anos. Em apenas dois anos, como resultado do aumento do número de professores doutores atuantes, a FECLESC arrecadou recursos, tanto na esfera federal (CNPq e CAPES) quanto na esfera estadual (FUNCAP), num montante de quase R$ 1.500.000,00. Estes recursos tem sido aplicados em pagamentos de bolsas de estudo a alunos, compra de equipamentos laboratorial, dentre outros serviços associados com os vários projetos de pesquisa e extensão que a faculdade sustenta. O objetivo atual é continuar neste caminho, buscando mais financiamentos – o céu é o limite – no sentido de ampliar os horizontes de trabalho no Sertão Central do Ceará.

Um de seus projetos (mantido pelo curso de Física) chama atenção pelo acesso que é dado ao público em geral. O Projeto de Extensão “Astronomia Para Todos“ recebeu em 2010 recursos da FUNCAP para gastos em divulgação científica em Astronomia. Este recurso foi destinado basicamente para a compra de telescópios de bom porte. Atualmente a FECLESC conta com dois equipamentos de bastante qualidade: um Telescópio Dobsoniano de 305 mm, e um Telescópio Schimdt-Cassegrain de 279 mm computadorizado (CPC 1100 da Celestron). O primeiro equipamento alcança os objetos noturnos menos brilhantes que existem no céu, sendo de fácil manuseio. O segundo equipamento é pura maravilha de tecnologia: possui GPS interno permitindo fazer um mapa do céu no lugar da observação; contem mais de 20.000 objetos cadastrados em sua memória, acessíveis ao simples toque de um botão. Nem sempre foi assim.

Este projeto, já possui dois anos, que começou com um pequeno telescópio refrator. Agora, com mais força pretende-se atingir desde as escolas de ensino fundamental e médio em Quixadá, até as escolas fundamentadas nos distritos em torno da cidade. De fato, visitas já foram feitas no Custódio e no Riacho Verde em 2010 com um telescópio newtoniano de 114 mm. Além do mais, atividades semanais acontecem na própria FECLESC. A experiência já foi vista por alunos, professores, funcionários e demais visitantes. Dentre os objetos observados estão a Lua, os planetas Júpiter e suas quatro maiores luas, Saturno, Urano e Netuno, aglomerados de estrelas e nebulosas mais brilhantes como a famosa nebulosa de Órion. Atualmente a atração principal é o planeta Saturno, com seus anéis e luas principais.

Por conta de nebulosidades durante as noites, as atividades estão suspensas. Mas lembrem-se de que, todas as vezes que vocês olharem para os céus límpidos nas noites de terças-feiras, quintas e sextas-feiras, pelo menos um dos Telescópios estará a postos a sua espera. A FECLESC está indo até o céu, proporcionando uma fascinante viagem em direção aos mistérios do Universo, onde vivemos.

Fonte: Makarius Tahim, professor do curso de física da FECLESC
contato: (88) 3445-1036