A UECE sem equívocos

22 de dezembro de 2009 - 14:43 #

*Prof. Francisco de Assis Moura Araripe

A propósito de um artigo publicado pelo jornal O Povo em 19 de dezembro de 2009, de autoria do professor Antônio Mourão Cavalcante, quero tecer algumas considerações e manifestar minha indignação.

Ao comentar a respeito do problema de digitação/formatação/revisão ocorrido na primeira fase do vestibular da UECE, problema, diga-se de passagem, tratado com imensa preocupação e responsabilidade por esta instituição, lamentavelmente o articulista comete uma série de equívocos, dentre os quais, o mais grave, aquele de veicular opinião sobre o que, decididamente, não conhece.

O professor Mourão diz que “a universidade hoje cai aos pedaços” que “ninguém sabe quem é o seu dono” que “a UECE virou sucatão”. Quanto tempo faz que o senhor não visita a UECE professor? Por acaso está se referindo ao intervalo entre os anos de 2004 a 2007 quando, de fato, a Universidade sofreu seríssimos problemas em seu sistema de gestão? Ela está mudando caro mestre. Hoje ela não tem donos porque Universidade não tem dono. Tem sim, a unidade do seu diverso constituída por alunos, professores, servidores e órgãos colegiados, em nome dos quais peço o devido respeito antes de chamá-la de “sucatão”

Não temos culpa da atração da mídia pelos “desatinos”. Isso temos lamentado bastante. A UECE tem cursos de excelência, pesquisas importantíssimas para o desenvolvimento local e regional, atividades extensionistas que hoje beneficiam em torno de 65000 pessoas compreendendo extensão tecnológica, cultural e social. Tem ainda, importantes programas de Pós Graduação, excelentes laboratórios e acumulado premiações. Em sua última semana universitária apresentou 2.640 comunicações de pesquisa, com captação de recursos dos órgãos de fomento acima R$ 21 milhões de reais. Infelizmente, aparece pouco na imprensa em seus progressos e positividades.

Por um dever de justiça quero também creditar ao atual Governo do Estado grande parte do mérito de nossas atuais visíveis melhorias. O Governador Cid Gomes, estaria fazendo “ouvidos de mercador” quando quadruplicou os investimentos dessa Instituição e quando entregou à comunidade universitária, modernizada e ampliada em 6156 exemplares, sua biblioteca central? Quando autorizou a construção de 10500 m² de área construída compreendendo o restaurante universitário, o hospital veterinário, o ginásio poliesportivo, os blocos de salas de aula, além de reformas e urbanização de espaços na capital e no interior de estado? Quando dobrou seu custeio tomando por base o exercício de 2007? Quando aprovou o PCCV dos professores?

Temos muitas dificuldades ainda professor Mourão. Algumas delas inerentes a própria natureza das universidades Públicas Estaduais em seus dilemas de financiamento. Suas equipes, contudo, tem lutado bastante hoje para minorá-las. Porém, não é denegrindo sua imagem com inverdades e, contraditoriamente, pedindo que a respeitem, como o senhor fez, que colocaremos a UECE no lugar que ela merece.

Reivindique o cumprimento dos nossos legítimos direitos, como é o caso do piso salarial dos professores, mas, cuidado com a forma, pois, a opinião pública pode concluir que não o merecemos. Visite-nos professor, para conhecer a UECE de hoje e ajudar-nos a projetá-la no futuro com sua experiência que ela própria o ajudou a construir.

Francisco de Assis Moura Araripe
Reitor da UECE