A UECE representa o Brasil em Toledo

6 de julho de 2011 - 15:57 #

Em março de 2010 a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidad Castilla La-Mancha (UCLM) celebraram um convênio de 5 anos que tem como foco principal a realização de cursos de espanhol na cidade de Toledo. O convênio entre as duas instituições visa, ainda, promover a mobilidade acadêmica de alunos e professores.

No ano de 2010, 46 alunos participaram do Programa Espanhol em Toledo (ESTO). Em 2011, em razão do sucesso da primeira turma, houve um aumento significativo na demanda e por isso foram abertas mais 15 vagas.

A atual turma de 61 alunos da UECE é a maior do Curso ESTO, que recebe alunos das mais diversas nacionalidades. Esse ano os 5 continentes estão representados na UCLM.
O grupo da UECE, formado por alunos, professores, gestores públicos e de Organizações não Governamentais foi recebido de maneira especial, em razão da organização e da participação.

O diferencial do grupo da nossa Universidade foi formalmente reconhecido pela direção da Universidad Castilla La-Mancha que, durante a recepção de boas-vindas, fez menção ao excelente desempenho da turma de 2010.

Todo esse reconhecimento ratifica a credibilidade que o Curso ESTO, organizado no Brasil pelo Escritório de Cooperação Internacional da UECE, vem adquirindo.

Durante a estada da Pró-Reitora de Extensão da UECE, Professora Celina Ellery com a administração superior da UCLM e Fundação UCLM foram realizados encontros e visitas técnicas que possibilitaram a elaboração de uma agenda comum às áreas de Extensão e Ensino (graduação e pós-graduação). Trata-se, portanto, de uma ação extencionista que leva a UECE para além das fronteiras do País.