A Semana do Veterinário reservou o dia de hoje para a Leishmaniose

9 de setembro de 2009 - 15:59 #

A Semana do Médico Veterinário, que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-Ce) realiza até o próximo domingo, em homenagem ao Dia do Veterinário, comemorado hoje (09/09), reservou os dois primeiros dias para debater tudo sobre Leishmaniose Visceral Canina, conhecida também como calazar. Amanhã (10/09), a programação estará voltada para “As ações do médico veterinário na defesa do meio ambiente”, tema da palestra do prof. Dr. João Batista da Cruz, médico veterinário, professor universitário e Diretor Técnico-Científico do Parque Zoológico de São Paulo, que acontece às 9h, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi.

A programação para o dia de hoje (09/09) foi bem específica: o olhar da saúde pública para o problema da Leishmaniose. A conferencista do dia de hoje foi a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Porto, que, pela manhã, falou sobre o tema “Portaria do Ministério da Saúde sobre o tratamento de cães com Leishmaniose – Posição do Ministério Público do Estado do Ceará”. À tarde, a promotora Isabel Porto coordenou a mesa redonda que teve como tema “Leishmaniose Visceral Canina”.

Para essa quinta-feira (10/09), a programação da Semana do Médico Veterinário agendou para às 14h, no Auditório Paulo Petrola, a palestra da médica veterinária da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri Rodovia, Mara Rubia Romeu Pinto, sobre o tema “Apicultura com ênfase em sanidade de abelhas”. Na sexta-feira (11/09), a programação estará voltada para os animais aquáticos. Pela manhã, a partir das 8h, no Auditório Paulo Petrola, a palestra será da professora Eliana de Fátima Marques de Mesquita, da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Laboratório do Pescado, que falará sobre “Sanidade de animais aquáticos”. As atividades científicas do evento serão encerradas, com a mesa redonda “Ações do Sistema CFMV / CRMV’s em Defesa da Medicina Veterinária”, logo após a palestra da médica veterinária Eliana de Fátima Marques.

Para encerrar a Semana, o CRMV-Ce promove “II Cãominhada pelo Bem Estar do Animal”, que começa às 8h de domingo (13/09), percorrendo as trilhas do Parque Adail Barreto. Os cães vão desfilar e farão apresentação de alguns números artísticos. O desfile contará com o apoio da Agiity, empresa de adestramento de cães. Os participantes da Cãominhada poderão doar um quilo de ração para cão ou gato. As doações são destinadas a duas instituições que cuidam de animais abandonados: A Pata; e o Abrigo São Lázaro.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Zoonose da Prefeitura de Fortaleza, Sérgio Franco, é alto o índice de abandono de animais de estimação. De 2006 até agora, 70% dos cães encaminhados à zoonose foram descartados pelos próprios donos, mesmo que os exames não acusem um tipo de doença como o calazar. O presidente do CRMV-Ce, José Filho, convida o fortalezense para participar da ““II Cãominhada pelo Bem Estar do Animal”, devendo levar consigo o seu animal de estimação.

Ao falar sobre o abandono de animais, o presidente José Filho invoca o famoso pintor Leonardo da Vinci, citando uma de suas frases sobre animal: “Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade”.

Os estudantes Adam Leal Lima, Aline Maia e Camila Minuz Cavalcante, que cursam o quinto semestre da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao falarem sobre a profissão de médico veterinário, disseram que o mercado é amplo e comporta todo mundo. Explicaram que o curso conta com muitas áreas de conhecimento e que em cada uma delas o mercado é promissor. Citaram algumas das áreas, como laboratorial e de pesquisa, as clínicas e pequenos e grandes animais, comportamentos para quem escolhe trabalhar em haras, área de saúde pública, que engloba inspeção de produtos de origem animal, extensão rural que trabalho com inclusão social, melhoramento genético de animal, entre outras.

A solenidade de abertura da Semana do Médico Veterinário foi presidida pelo Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, e contou com a presença do deputado Cirilo Pimenta, da representante do Ministério da Saúde, profa. Dra. Ana Nilce Silveira Maia Elkhoury, do vice-reitor Antônio Gomes Neto, do presidente do CRMV-Ce, médico veterinário José Filho, diretor da FAVET, prof. Célio Garcia, pró-reitores, representantes de entidades da área de veterinária, professores, estudantes e convidados.

Contatos: presidente do CRMV-Ce, prof. José Filho 9219-4154; diretor da FAVET, prof. Célio Garcia 8773-1880