A natureza pelo pincel de István Major marca os 35 anos da UECE

25 de maio de 2010 - 15:49 #

“Felinos do Brasil” é o título da exposição do artista plástico e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), István Major, como parte da “Semana UECE 35 anos”, evento que abre as comemorações dos 35 anos de Fundação dessa Instituição, e que será celebrado ao longo de 2010. A mostra do artista plástico István Major, que é húngaro, mas já tem cidadania brasileira, apresenta, 90 obras divididas em oito títulos. Instalada na manhã desta terça-feira, no hall da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi, a exposição permanece aberta a visitação pública até a primeira quinzena de junho. Ainda pela manhã, dentro da programação comemorativa dos 35 anos da UECE, o deputado estadual Roberto Claudio Rodrigues Bezerra, fez palestra sobre o tema “O papel das Universidades para o Desenvolvimento” e teve como coordenador do debate o Prof. Vladimir Spinelli Chagas, Pró-Reitor de Planejamento da UECE.

Sobre a exposição do prof. Major, os temas dos oito títulos que compõem a exposição são os seguintes: “Aves do Ceará”, cujas obras fizeram parte do calendário de 2009 da UECE; Felinos do Brasil, calendário de 2010; Orquídeas do Ceará, o calendário já projetado para 2011; Orquídeas do Brasil; Aves Rapina no mundo; Tucanos do Brasil; Dimorfismo sexual das aves brasileiras; e Tángaras do Brasil – pássaros mais coloridos do Brasil. A exposição das 90 obras comporta dois grupos de maquetes, que são os Tucanos do Brasil e Tángaras dom Brasil esculpidos em madeira. As outras obras são pinturas em telas e formam o grupo “Belezas da Natureza do Brasil”.

O professor Major tem pós-doutorado em Ecologia em Universidade européia. É autor de três livros e o último “Aves de Sertão”, voltado especialmente para crianças, contou com a parceria da escritora Arlene Holanda, que escreveu um poema para cada tema dos capítulos. Essa obra conta com 30 espécies do sertão e com ela participou de concurso no Ministério da Educação que lhe valeu como prêmio a impressão de 40 mil volumes, que tiveram endereço certo: O MEC distribuiu gratuitamente com as escolas públicas do Brasil. “Aves de sertão” foi publicado pela Fundação Demócrito Rocha.

O primeiro livro do prof. Major, “Manguezal”, uma publicação de 2004, em dois idiomas, português e inglês, da Fundação Demócrito Rocha, fala das áreas de manguezal de todo o Brasil. Em seguida, lançou em 2006, “Aves de Caatingas”, que fez em parceria com o prof. Luiz Gonzaga Sales Júnior e com o Diretor da Associação da Caatinga, Rodrigo castro. Em 2008, publicou “Aves do Ceará”, um grande álbum com 180 espécies de aves coloridas. Foi realizado também através de uma parceria com o prof. Luiz Gonzaga Sales.

Contato: Cerimonial da UECE, 3101-9604