A importância da propriedade intelectual no ambiente acadêmico

26 de abril de 2021 - 17:47

Hoje, dia 26/04, é comemorado o Dia Internacional da Propriedade Intelectual (PI). Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para sensibilizar e conscientizar as nações do tema. Sabe-se que a PI contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países, além de revelar o potencial criativo de seus criadores/inventores.

Mas qual seria a sua importância no ambiente acadêmico?

A propriedade intelectual está atrelada à inovação e não haveria outro lugar para seu desenvolvimento do que dentro das universidades, em seus laboratórios, grupos de pesquisa e inclusive, dentro da sala de aula. Hoje em dia, o mundo gira em torno do novo, e nada melhor do que nossos professores e pesquisadores para transmitirem essa discussão e trocarem experiências.

O Brasil não fica de fora quanto a preocupação com o crescimento, a capacidade de realizar pesquisa e o desenvolvimento (P & D). Com isso, foi instituída a lei 10973/2004 que estabelece os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) para realizarem a gestão e proteção da propriedade intelectual.

É aluno da Uece e se interessou pelo assunto? Procure o NIT da Universidade e conheça mais sobre os tipos de PI e quais são os melhores tipos de proteção.

Contato: nit@uece.br