Jornada de Nutrição discute qualidade de vida e alimentos ao alcance de todos

27 de agosto de 2009 - 15:48 #

Antecipando-se as comemorações do Dia do Nutricionista, cuja data é 31 de agosto, e ainda como parte dos festejos, o curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu nessa quarta-feira (26/08) e encerra no sábado (29/08), a III Jornada de Nutrição em Saúde. O Nutricionista existe para melhorar a qualidade de vida do homem e fazer com que ele viva mais.

A III Jornada de Nutrição e Saúde acontece no Auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará, na Avenida Antônio Justa, 3161, no bairro Meireles. O tema central da Jornada é “Nutricionista e a Produção do Conhecimento”. A professora Lúcia Pedrosa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez a palestra de abertura do evento. Segundo a presidente da comissão organizadora da jornada, profa. Carla Soraya Costa Maia, o curso de Nutrição está preparando várias atividades para a próxima segunda-feira, 31 de agosto, para as comemorações do Dia do Nutricionista.

A III Jornada de Nutrição e Saúde foi aberta na manhã de ontem, em solenidade que contou com a presença do representante do governador Cid Gomes, o Secretário Executivo de Saúde, Arruda Bastos, do Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, do superintendente da Escola de Saúde Pública, Haroldo Pontes, também representando o Secretário de Saúde do Estado João Ananias, do chefe de gabinete da UECE, prof. Pádua Valença, da coordenadora do curso de Nutrição, profa. Maria Luiza Pereira de Melo, da diretora do Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UECE, profa. Gláucia Posso Lima, professores e alunos do curso de Nutrição.

Informa a profa. Carla Soraya Costa Maia, que a III Jornada de Nutrição e Saúde conta com uma programação de enriquecer o conhecimento científico do nutricionismo. Para que isso aconteça, a coordenação do evento trouxe a Fortaleza, para ministrar as palestras, três professoras, todas com doutorado: Betzbeth Slater da Universidade de São Paulo (USP); Nadir Nogueira, Pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Piauí; e Lúcia Pedrosa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A III Jornada de Nutrição e Saúde reúne representantes de instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão no campo da alimentação e nutrição, inclusive de outros Estados, bem como pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de áreas específicas e afins. Esse evento se caracteriza como um fórum anual, interprofissional e multidisciplinar. Sua finalidade é debater e proporcionar troca de experiências nas proposições de relevância para a agenda nacional de ensino, pesquisa e extensão na área de alimentação e nutrição, promovendo a necessária e desejável atualização científica.

Segundo informações da profa. Carla Soraya, serão apresentados trabalhos científicos, na forma de pôsteres, o que contribuirá para dar maior visibilidade às experiências, além de premiações pelo trabalho desenvolvido por nutricionistas atuando no Ceará através do Prêmio Mérito em Nutrição 2009.

Contato: profa. Carla Soraya Costa Maia (85) 3101-9812 / 3101-9830