A Fotosensores terá Tecnologia da Informação desenvolvida pelo LOGIN/UECE

14 de setembro de 2009 - 15:29 #

Os órgãos de trânsito de todo o país vão contar com Tecnologia da Informação (TI) gerada pelo Laboratório de Otimização e Gestão de Inteligência (LOGIN) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A equipe de TI do LOGIN desenvolve para a empresa Fotosensores um aplicativo (programa) para dar apoio aos órgãos de trânsito calculando rotas otimizadas através de algorítmo matemático-computacional, definindo menores percursos de atendimento aos acidentes de trânsito. A meta é economizar tempo e dinheiro.

O LOGIN, responsável pelo projeto, recebeu a visita do Sr Francisco Baltazar Neto, diretor-presidente da FOTOSENSORES, que veio conhecer a estrutura do laboratório e acompanhar o andamento dos trabalhos. Segundo os gestores dos projetos professor Clécio Fonteles e Paulo Souza, a estrutura e a capacitação do laboratório vêm sendo aprimoradas para atender satisfatoriamente a todas as demandas de empresas do mercado, que tempestivamente têm recebido inovações e tecnologias que as posicionam de forma diferenciada nos segmentos em que atuam.

O estado do Ceará já vem se beneficiando com alguns outros projetos de otimização que foram recentemente aplicados na melhoria de eficiência da atividade Jurisdicional, na estruturação da Transnordestina, na alocação de agências do SEBRAE e na eficiência de atuação das unidades locais do INSS. O gestor de projetos do LOGIN, Paulo Souza, informa que o projeto de Fluxo de Caixa otimizado já está em operação na Secretaria da Fazenda do Estado(SEFAZ/CE).

A UECE, em parceria com instituições públicas e privadas, vem desenvolvendo tecnologias inovadoras na área de otimização e de geotecnologias, estrategicamente direcionadas ao processo de tomada de decisão. Incentivar a utilização prática de pesquisas acadêmicas e levar benefícios a sociedade é um dos objetivos da extensão universitária, que proporciona à iniciativa privada e à Administração Pública o que há de mais moderno em pesquisa científica, convertendo conhecimento em desenvolvimento.

Contato: Professor Clécio / Paulo Souza 3101-9715