A FAVET está entre os 20 projetos do Brasil para o PROÁFRICA

13 de janeiro de 2011 - 20:19 #

“Sustentabilidade em Alimentos e Bioenergia em Comunidades Rurais – elaboração de estudos e diagnósticos comparativos no Brasil e Botswana” é o título do projeto de autoria da Profa. Dra. Déa de Lima Vidal, do Laboratório do Semiárido, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trata-se de um dos 20 projetos brasileiros selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para participar do “Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África – PROAFRICA”.

O resultado do importante edital do PROÁFRICA acaba de ser divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e CNPq. Dos 20 projetos contemplados para todo o Brasil, apenas dois são da região Nordeste: um da UECE, na área de Ciências Agrárias, e o outro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  A professora Déa Vidal é da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE. Em viagem de estudos, a equipe brasileira visitará, dentro em breve, a Universidade de Botswana, onde participará de seminários e visitas às comunidades rurais que enfrentam problemas produtivos devido à ampliação da área de desertificação no Deserto do Kalahari.

Posteriormente, cientistas botswaneses virão ao Ceará e visitarão à UECE para debater, analisar e desenvolver protocolos de pesquisa em comum com a FAVET. Na ocasião, será firmado convênio de cooperação inter-universidades, bem como visitas às comunidades rurais do Sertão dos Inhamuns, cuja problemática de aridização também atinge níveis preocupantes.

O PROÁFRICA tem como objetivo selecionar propostas em algumas áreas prioritárias do conhecimento, no sentido de apoiar a realização de atividades de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I) entre pesquisadores brasileiros e africanos, que contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países envolvidos, mediante a geração e apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países, visando à melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Contato: Profa. Déa Vidal, pelo telefone 3101-9850