A emoção marcou a missa de um mês do falecimento de Cesar Borges

7 de julho de 2011 - 20:30 #

As homenagens ao ex-diretor executivo do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), César Borges, durante missa celebrada na manhã desta quinta-feira (07/07), no Campus do Itaperi, pelo primeiro mês de seu falecimento, foram marcadas pela emoção dos amigos, companheiros de magistérios de longas datas e de seus familiares. A secretária do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Dilce Feitosa fez o comentário da missa e na abertura da celebração, falou na partida do amigo. O filho Ricardo César leu a primeira leitura, tirada do livro da Sabedoria, e a segunda leitura, do livro Apocalipse de João, foi de responsabilidade da amiga Lucimar, que durante muito tempo foi secretária do CESA.

O evangelho, lido pelo padre Emílio Castelo, tinha tudo a ver com o adeus a César Borges. Jesus disse aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração”. Diz que tenhamos fé em Deus e que sempre prepara um lugar para todos. Embora seja questionado por Tomé que diz a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

A maior emoção estava reservada para o final da celebração, quando o padre Eugênio anunciou a fala do amigo, Reitor Assis Araripe. Já no início, as suas palavras eram cortadas pela forte emoção e as lágrimas de quem custou a acreditar na partida daquele ente querido, um irmão, como Araripe ressaltou, deixando-o por alguns segundo sem voz. Assis Araripe não chorou só. Para muitos dos presentes não deu para segurar as lágrimas. Professor Araripe falou da trajetória daquela amizade sem esquecer a excelência do profissional e disse que como muitos dos que fazem parte da Universidade se dedicam tanto a ponto de esquecer o outro lado importante da vida, como a família, por exemplo.

Um representante do CESA, o seu vice-diretor, professor Hermano de Carvalho, falou do amigo e professor daquele Centro, mostrando o quanto foi brilhante a trajetória profissional de César Borges, iniciada aos 14 anos de idade no Banco do Nordeste. Destacou também o ser humano que foi aquele amigo que conheceu bem de perto.

Além do Reitor Assis Araripe, a celebração contou com a presença do Vice-Reitor, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jackson Sampaio, diretora e vice-diretor do CESA, professora Conceição Pio e Hermano de Carvalho, respectivamente, a mãe e viúva de César Borges, dona Rose e seus quatro filhos, Ricardo César, Glaydson Borges, César Filho e Alexandre Borges, diretor-executivo do IEPRO, Roberto Pinto, professores, amigos e servidores.