62º Congresso Nacional de Botânica

7 de fevereiro de 2011 - 19:30 #

 

 

 

“Botânica e Desenvolvimento Sustentável” é o tema do 62º Congresso Nacional de Botânica, que acontece em Fortaleza, no Hotel Praia, no período de 07 a 12 de Agosto de 2011. O evento é promovido anualmente pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e neste ano, será realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do curso de Ciências Biológicas (CCB).

 

Nesse Congresso serão avaliados os aspectos de preservação das reservas naturais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, pois o desmatamento indiscriminado, o extrativismo predatório e o desrespeito à natureza podem acarretar no desaparecimento de plantas com grande potencial terapêutico, que ainda não foram pesquisadas sob o ponto de vista botânico, agronômico, fitoquímico ou farmacológico. Aspectos estes que se encontram agravados diante da nova realidade do aquecimento global.

 

Cerca de 3.500 pessoas participarão deste evento, configurando e propiciando a integração entre estudantes, especialistas, mestres e doutores dos diversos segmentos da Botânica, de forma a tratar as diferentes questões relacionadas à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho, sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião serão abordadas todas as áreas da Botânica, com ênfase no desenvolvimento sustentável, o que amplia a participação e interação de diversos grupos de pesquisa interessados no contexto do continente sul-americano.

 

As inscrições estão abertas desde o dia 01/02/2011 e podem ser feitas através do site http://www.uece.br/eventos/cnbot62/ até o dia 31/07/2011.  Já a submissão de resumos poderá ser feita até o dia 31/03/2011, segundo normas previstas na página do Congresso.

 

Na programação do 62º Congresso Nacional de Botânica acontecerão as seguintes atividades, palestras, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, exposições, reuniões diversas, lançamento de livros, premiações e excursões de campo. Desta forma, estão previstas 5 Palestras magistrais, 16 Simpósios, 26 Mesas-redondas, 12 Mini-Cursos (pré-congresso), 10 Reuniões Satélites, 14 Seções de Apresentações de Pôsteres, 16 Seções de Apresentações Orais, 1 Assembléia da SBB (Ordinária), 5 Oficinas, 2 Exposições, 6 Excursões, 1 lançamento de plano de conservação e a entrega do Prêmio Verde 2011.

 

Comissão Organizadora do Congresso

 

Presidente: Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Vice-Presidente: Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva – URCA
1º Secretário: Dr. Oriel Herrera Bonilla – UECE
2º Secretário: Dr. Fernando Antônio Souza de Aragão – Embrapa
1ª Tesoureira: Dra. Roselita Maria de Souza Mendes – UECE
2ª Tesoureira: M.Sc. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros – UECE

 

Coordenação do Comitê Científico

 

Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Dra. Sirleis Rodrigues Lacerda – URCA
M.Sc. Lydia Dayanne Maia Pantoja – UECE