62º Congresso Nacional de Botânica vai reunir em Fortaleza 3.500 participantes

5 de julho de 2011 - 19:05 #

 

Com uma programação que envolve 115 atividades, entre palestras, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, exposições, reuniões diversas, lançamento de livros, premiações e excursões de campo, incluindo ainda a entrega do Prêmio Verde 2011, o 62° Congresso Nacional de Botânica (CNBOT62) vai reunir de 7 a 12 de agosto, em Fortaleza, no Hotel Praia Centro, localizado na Praia de Iracema, cerca de 3.500 participantes de diferentes estados brasileiros e até do exterior. Realizado pelo Curso de Ciências Biológicas (CCB)da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o encontro tem como tema “Botânica e Desenvolvimento Sustentável”.

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, através do site: http://www.uece.br/eventos/cnbot62/ até o dia 31 de julho de 2011.

O evento é promovido anualmente pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e em 2011 a realização é do Curso de Ciências Biológicas (CCB) da Uece. Para este ano serão considerados os aspectos de preservação das reservas naturais dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, pois o desmatamento indiscriminado, o extrativismo predatório e o desrespeito à natureza podem acarretar no desaparecimento de plantas com grande potencial terapêutico e que ainda não foram pesquisadas sob o ponto de vista botânico, agronômico, fitoquímico ou farmacológico. Aspectos estes que se encontram agravados diante da nova realidade do aquecimento global.

Logicamente, este novo cenário tem afetado o rico e diverso ambiente sul-americano, que é extraordinário, especialmente no caso do Brasil, que tem a maior diversidade biológica de plantas, animais e microrganismos do planeta, além de possuir invejável acervo de recursos naturais edafoclimáticos, hídricos e de revestimento florísitco. Estima-se que o Brasil possua cerca de 20% de toda a biodiversidade existente no planeta, ao mesmo tempo em que contém em torno de 19% dos solos agricultáveis do mundo. Apesar de toda essa riqueza, o Brasil é altamente dependente dos produtos exóticos, cujo atual e necessário intercâmbio do germoplasma desejado, torna-se cada vez mais difícil em face das leis de propriedade intelectual e de acesso aos recursos genéticos, já considerados em muitos países, fontes destes recursos naturais.

O Congresso vai propiciar forte interação e integração entre estudantes, especialistas, mestres e doutores dos diversos segmentos da Botânica. Os 3.500 participantes vão tratar das diferentes questões relacionadas à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho, sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião serão abordadas todas as áreas da Botânica, com ênfase no desenvolvimento sustentável, o que amplia a participação e integração de diversos grupos de pesquisa interessados no contexto do continente sul-americano.

Para atender a grande pauta de atividades estão previstas 5 Palestras magistrais, 16 Simpósios, 26 Mesas-redondas, 12 Mini-Cursos (pré-congresso), 10 Reuniões Satélites, 14 Seções de Apresentações de Pôsteres, 16 Seções de Apresentações Orais, 1 Assembléia da SBB (Ordinária), 5 Oficinas, 2 Exposições, 6 Excursões, 1 lançamento de plano de conservação e a entrega do Prêmio Verde 2011.

 

 

Fonte / contato: secretaria do CNBOT62 (85) 3101-9957 / 3101-6102
Local do evento: Hotel Praia centro/Fábrica de Negócios – Fortaleza-CE, Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – www.praiacentro.com.br

Comissão Organizadora do Congresso:
Presidente: Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Vice-Presidente: Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva – URCA
1º Secretário: Dr. Oriel Herrera Bonilla – UECE
2º Secretário: Dr. Fernando Antônio Souza de Aragão – Embrapa
1ª Tesoureira: Dra. Roselita Maria de Souza Mendes – UECE
2ª Tesoureira: M.Sc. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros – UECE

Coordenação do Comitê Científico:
Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena – UECE
Dra. Sirleis Rodrigues Lacerda – URCA
M.Sc. Lydia Dayanne Maia Pantoja – UECE

 

– Veja aqui o Cartaz do Evento.