41 novos médicos da UECE colam grau no Teatro José de Alencar

20 de janeiro de 2011 - 20:32 #

Mais uma vez, o Theatro José de Alencar de Fortaleza foi cenário da Colação de Grau dos formandos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizada no múltimo dia 12. Essa é a terceira turma, que recebeu o nome do médico José Moreira Lima. Os 41 novos médicos formam com os que sairam das duas turmas anteriores, um total de 116 profissionais de medicina, que se despedem da Faculdade para atender uma das áreas carentes do país. O curso de Medicina da Uece tem um diferencial, que cabe certinho dentro da nova arquitetura global para a área médica, apontada pela Organização Mundial de Saúde – OMS: a construção de uma visão de saúde integral do Ser Humano, inserido em um contexto social.

No cenário da solenidade, não podia faltar o verde esmeralda, cor símbolo da medicina. O Reitor da Uece, Assis Araripe, presidiu a cerimônia. Em seu discurso, ressaltou a crise da área de saúde e lembrou que “serão eles chamados para esse ambiente de crise e viverão os graves dilemas vividos nos hospitais, postos de saúde, ambulatórios e no seio das famílias”. O Reitor disse-lhes ainda, que não devem temer ao enfrentar esse desafio e complementou: “não receiem afrontar as dificuldades do exercício profissional. O curso de Medicina deu-lhes uma sólida e rica bagagem de conhecimentos, habilitando-os para a luta no ambiente de trabalho médico”.

O Reitor Araripe elogiou os formandos e disse-lhes: “Vocês plasmaram um perfil que tem recebido menções elogiosas dos responsáveis pelos locais de trabalho onde cumprem estágio. Disto dou testemunho, porque tenho ouvido essas referências, motivo, aliás, para elevar nossa auto-estima como ueceanos e como cearenses”. Os formandos de Medicina, turma 2010, escolheram como paraninfo o médico Francisco José Costa Eleutério, como patronesse e oradora docente, a médica Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes, como orador discente, o concludente Vitor Sarmento Mesquita, e como juramentista da turma, o formando Francisco Andrade Neto.

A oradora docente, a médica Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes, fez um discurso em que a emoção deu o tom. A professora Paula lembrou o carinho da turma ao convidá-la para patronesse da turma e oradora docente. Falou dos vários momentos vivenciados com a turma dos novos médicos. Sobre a opção pela profissão citou: “Na escolha da profissão médica e no decorrer de sua prática há uma pressão para se correr atrás do Ter, Comprar, Possuir. Falou de ética e disse que, precisamos unir esforços para que a ética seja mantida, a qualidade do tratamento não caia e para que os pacientes não sejam prejudicados. Citou uma frase que tem tudo a ver com o diferencial da medicina do curso da UECE. Disse que geralmente encerra as suas aulas com uma frase, como essa, por exemplo: “quando um paciente procura um médico para uma consulta, ele certamente busca algo mais que uma resposta científica ao seu problemas de saúde” Toledo & Asensio, 1998.

O orador discente, Vitor Sarmento Mesquita, em seu discurso, mostrou o passo a passo do curso, lembrou a opção pela profissão e a conquista daquele dia, o da formatura dos novos médicos. Vitor encerrou o discurso citando um pequeno trecho do livro Encontro Marcado, de Fernando Sabino: “De tudo, ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando… A certeza de que precisamos continuar… A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar… Portanto devemos: Fazer da interrupção um caminho novo… Da queda um passo de dança… Do medo, uma escada… Do sonho uma ponte… Da procura, um encontro…

Na solenidade de colação de grau, os novos médicos foram saudados pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Contemporânea do Ceará, regida pelo Maestro Alfredo Barros, professor do curso de música da UECE. A cerimônia contou com a presença do Secretário René Barreira, da SECITECE, representando o Governador do Estado, dos Secretários de Saúde do Estado, Arruda Bastos, e do município de Fortaleza, Alexandre Mont’Alverne, ex-Reitor da Uece e da Universidade Mackenzie, Manasses Fonteles, Vice-Reitor, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, dos Pró-Reitores de Planejamento, Pós-Graduação e Pesquisa, de Graduação, de Extensão, e de Políticas Estudantis, diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Posso Lima, demais diretores de Centros e Faculdades, professores, entre outros.