Lançamento da 2ª etapa da campanha contra febre aftosa acontece na Fazenda Experimental da UECE

30 de outubro de 2012 - 14:52 #

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 será realizada amanhã (31), às 9h, na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly de Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada no município de Guaiúba, a 26 km de Fortaleza. O evento contará com a presença do reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins de Sousa,  e do diretor da Faculdade de Veterinária, professor Célio Pires Garcia.

A meta para esta etapa é superar os números da primeira fase, quando o Ceará bateu todos os recordes estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vacinando mais de 93% do rebanho. Isso significa cerca de 2 milhões e 501 mil cabeças do total de quase 2 milhões e 700 mil animais (bovinos e bubalinos) do Ceará.

Instalada em uma área de 300 hectares, a Fazenda Experimental da UECE passou por reforma e ampliação das instalações existentes, o que permitiu a implantação do Núcleo de Difusão de Biotecnologia da Reprodução Animal do Ceará (NUBACE), do Centro de Capacitação de Mão de Obra Rural e da Escola de Inseminadores.

A Fazenda Experimental possui, ainda, toda uma infraestrutura de suporte para cursos e treinamentos, alojamento masculino e feminino para alunos e professores, modernos laboratórios nas áreas de nutrição animal, bromatologia, doenças infecciosas, biotecnologia da reprodução e de Informática.

O que é a Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.