26 de setembro – Dia Nacional dos Surdos

24 de setembro de 2021 - 16:25 # # # #

Comemorado todos os anos pela Comunidade Surda brasileira, o dia 26 de setembro faz uma referência histórica ao homenagear, na mesma data, a inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), criado mediante decreto imperial em 1857 (Lei 939).

O Dia Nacional dos Surdos é, sobretudo, um ato político, que tem como objetivo promover o debate, a reflexão e a discussão a respeito dos direitos e da luta pelo reconhecimento e fortalecimento desse povo, e disso decorre a necessidade de legitimar o reconhecimento de sua língua e cultura que, de fato, efetivarão a inclusão de pessoas Surdas na sociedade.

Para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a presença de servidores e a chegada de alunos Surdos nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação contribui com o processo de inserção da própria universidade e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva.

De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a construção de uma universidade mais inclusiva é uma necessidade antiga e pressupõe oferecer oportunidade de acesso, permanência e sucesso na e pela universidade àqueles que historicamente não a tiveram. A Uece está fortemente comprometida com a inclusão de pessoas com deficiência e de outros grupos. No Dia Nacional do Surdo, ressaltamos a importância de ampliação dessas políticas dentro da universidade e de ações educativas para fora da instituição. O papel de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada está diretamente relacionado à sua política de inclusão, uma de nossas maiores metas”.

A assessora de Acessibilidade e Inclusão da Uece, professora Marisa Aderaldo, ressalta uma grande ação realizada atualmente pela Universidade. “A Uece celebra, no atual momento, a realização de um processo de seleção de profissionais técnicos formados em Interpretação e Tradução para a Língua Brasileira de Sinais, para atuarem nos cursos onde se constata a presença de alunos e alunas nessa condição, reforçando que a sociedade mais avança quando reconhece e convive com a diversidade humana, respeitando suas diferenças”.

O reitor Hidelbrando Soares completa, “a contratação representará um ganho, de todos os campi, no tocante às políticas de inclusão. A construção de uma universidade ainda mais inclusiva é um forte compromisso dessa gestão e se estende a toda a comunidade acadêmica”.