1ª Defesa Internacional de Tese de Doutorado por meio de Videoconferência

17 de junho de 2009 - 15:02 #

A Primeira Defesa Internacional de Tese de Doutorado, intitulada “Paulo Freire Iluminando os Caminhos da Educação Ambiental: diálogos contemporâneos e decálogo ressignificador de concepções e práticas”, realizada por meio de Videoconferência e em tempo real, aconteceu em Madri, no último dia 12 de junho e foi proferida pela professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Tese da professora Lúcia Helena está inserida no Programa de Doutorado Interuniversitário em Educação Ambiental, do Ministério de Educação, Cultura e Desporto da Espanha, que envolve nove universidades espanholas. A doutoranda foi orientada pelo professor Jaume Sureda Negri e teve a participação dos professores doutores Jesús Salinas Ibañez (Presidente), Jordi Vallespe Soler, Javier Benayas del Álamo,  Pablo Meira Cartea e  Clara Barroso Jerez, todos integrantes da Banca de Avaliação.

A Comissão de Validação foi presidida pelo Pró–Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, professor pesquisador José Jackson Coelho Sampaio, e dela participaram ainda como membros as professoras doutoras Maria Cândida Moraes e Maria Marina Dias Cavalcante. A Consulesa Honorária da Espanha no Ceará, professora mestre Verônica Barbazan foi presença marcante como Testemunha.

A defesa da Tese da Profa. Lúcia Helena, do Centro de Educação (CED) da UECE, representou um marco acadêmico de muita importância em nossa universidade, colocando-nos em sintonia direta todas as universidades que disponham da tecnologia de videoconferência. Além das atividades dos cursos de Licenciatura semi-presenciais que a UECE oferece em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/MEC, das aulas em vídeo e em videoconferência de professores dos Doutorados em Ciências Veterinárias, Biotecnologia e Saúde Coletiva, agora se torna possível a defesa de Dissertações e Teses, amadurecendo, deste modo, as competências da Secretaria de Educação a Distância-SEaD da UECE.