12ª turma de Medicina da Uece cola grau no campus Itaperi

4 de fevereiro de 2020 - 11:56 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última quinta-feira (30/01), no campus Itaperi, Colação de Grau para os concludentes de sua 12ª turma do curso de Medicina, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). São 34 novos médicos que a Uece entrega para a sociedade.

O presidente da cerimônia e reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, destacou que o curso de Medicina foi criado com muitas lutas. “Nenhum trabalho é individual, todo trabalho é uma produção coletiva. E todos sabem da luta de quase oito anos para criar o curso de Medina da Uece”.

Médico formado há 44 anos, o reitor ressaltou a importância do bom exercício da profissão. “O médico não é apenas um tecnocrata, não é apenas um profissional que ganha a vida em um mercado de trabalho vendendo suas habilidades. Ele precisa ser também um ideal de pessoa, um ideal de justiça, de recusa do mal, como lembra, desde a Grécia Clássica, o juramento hipocrático”.

Professor Jackson falou aos concludentes sobre ética, sigilo médico e respeito aos juramentos. “Além do juramento oficial que todos os concludentes da Uece prestam, vocês prestam o Juramento atribuído a Hipócrates, um juramento especial ligado a uma tradição da profissão médica. E é essa a responsabilidade que cada um sempre carrega”.

Em homenagem ao professor de Práticas Médicas da Uece, Herivaldo Ferreira da Silva (in memoriam), o reitor pediu um instante de silêncio.

Em nome do colegiado de Medicina da Uece, também em homenagem ao professor Heri, como era chamado, a oradora docente, professora Tatiana Paschoalette Bachur, falou em seu discurso que “Dr. Herivaldo deixou aos seus alunos a mensagem do que ele próprio praticava: um bom médico é aquele que, em atitude de humildade, ouve e enxerga cada paciente com empatia e respeito”. E concluiu, “tenho absoluta convicção de que esta Universidade entrega hoje para a sociedade, profissionais que se destacarão por sua competência e dedicação”.

O representante discente, Levi Coelho Barros, se orgulha de sua turma. “Um dos motivos de maior orgulho que sinto das pessoas dessa sala é o respeito e a humanidade com os quais tratamos nossos pacientes na graduação. Independente de credo, religião, opção sexual ou divergência de opinião, nos esforçávamos para ajudá-los. Aprendemos a nos comunicar melhor e a perceber nuances que antes não víamos. Aprendemos que o amor, a raiva, a dor e a gratidão nem sempre são expressos com palavras”.

A solenidade contou com apresentação da Orquestra Transversal da Uece, sob a coordenação do professor Heriberto Porto, com números de Ednardo, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

A cerimônia contou com a presença do primeiro reitor da Uece, professor Danísio da Rocha Corrêa. A mesa principal foi composta ainda pela pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a diretora do CCS, Glaucia Posso Lima; a coordenadora do curso de Medicina, Maria Denise Fernandes Carvalho, a vice-coordenadora do curso de Medicina, Maria Irismar de Almeida; e o representante do Conselho Regional de Medicina, Roberto da Justa Pires.

Clique aqui para o ver o álbum de fotos no Facebook.