11 de Agosto – Dia do Estudante

11 de agosto de 2020 - 09:58 # #

No dia 11 de agosto, desde 1927, é comemorado no Brasil o dia do estudante. Essa data nos remete à comemoração dos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas do país, instalados na Faculdade de Ciências Jurídicas de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo (SP).

Se de início, elegemos saudar uma elite universitária, hoje, a data nos oportuniza o apoio à luta histórica pela democratização da educação e pelo direito de aprender ao longo da vida.

Continuar aprendendo e aprender com outros pressupõe curiosidade, humildade, postura colaborativa e resiliência para superar obstáculos e situações adversas na busca por conhecimento. Pressupõe abraçar causas para além dos projetos de vida individuais, assumindo as lutas coletivas de construção de sociedades com oportunidades para aqueles que, em situação de grande vulnerabilidade socioeconômica, ainda têm sido negado o direito à educação.

Nesse contexto, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) seguirá com esforços para ampliação e fortalecimento das políticas de assistência estudantil que visam não só o acesso, mas a permanência qualificada dos estudantes na universidade, buscando a melhoria da qualidade de vida do estudante nos espaços de estudo, o combate às formas desiguais de acesso aos bens públicos, o fortalecimento de vínculos e do sentimento de pertencimento à coletividade acadêmica.

Assim, neste Dia do Estudante, a Administração Superior da Uece parabeniza todo o seu corpo discente e deseja que juntos possamos superar as dificuldades do momento para voltarmos o mais breve possível, de forma segura e com o entusiasmo de sempre à nossa universidade.

Emerson Mariano da Silva
Pró-Reitor de Políticas Estudantis da Uece