11 de agosto, Dia do Estudante

11 de agosto de 2014 - 12:35

Hoje, 11 de agosto, é o Dia do Estudante, mesma data em que, por decreto imperial, dom Pedro I criou dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil. Ambos de Direito, um em Olinda (PE) e outro em São Paulo, na capital. Era 1827. As duas escolas formaram gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

A faculdade de Direito de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o Palácio dos Governadores. A de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17, no hoje famoso Largo São Francisco, que foi palco de manifestações políticas desde sempre.

A data é de grande importância na história do Brasil. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. A universidade mais próxima do Brasil era a de Coimbra. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.

Cem anos depois, em 1927, Celso Gand Ley instituiu o 11 de agosto como o Dia do Estudante.

E quem foi Celso Gand Ley? Ele era um dos participantes das comemorações do centenário de criação daqueles dois cursos. Ele sugeriu a data e todos acharam uma ótima ideia.

Exatamente dez anos depois, no dia 11 de agosto de 1937, foi fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Mas o que é ser estudante? Só quem tem carteirinha comemora o dia? O que é estudar? Fala-se que estudar é observar, é ensaiar, memorizar, usar a inteligência, exercitar-se, pensar, conhecer, analisar.

Sob esta perspectiva, o atual guru da gestão, Tom Peters, título conferido pela The Economist, “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda”.

Menos pragmático e mais, digamos, poético-esotérico-filosófico, estudar é conhecer a si mesmo. Neste caso, que se cante Gonzaguinha: “Somos nós que fazemos a vida/Como der ou puder ou quiser… /não ter a vergonha/De ser feliz/Cantar e cantar e cantar/A beleza de ser/Um eterno aprendiz.”