Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
PDF 

O PROPGEO/UECE constitui uma Unidade Acadêmica do Centro de Ciências e Tecnologia CCT, de conformidade com os artigos 50 a 56 e 68 a 84 do Regimento Geral. O Mestrado Acadêmico foi instituído pelas Resoluções nº 932/95 de 12/09/95, do CEPE e nº 114/95 de 25/9/95, do CONSU, recomendado pela CAPES, e o Doutorado pelas Resoluções nº 3270/2010 do dia 30 de março de 2010 do CEPE e Nº 716/2010 do CONSU do dia 12 de abril de 2010. O PROPGEO/UECE tem por objetivo formar Mestres e Doutores em Geografia capacitados para desenvolver ensino, pesquisa, extensão, prestação de serviços no campo de referência, através da formação de competência técnica e consciência crítica que levem à reflexão sobre o espaço geográfico, como prática política e social comprometida com a transformação da sociedade. Assim como, assegurar a formação e o aprimoramento de alto nível de professores, pesquisadores e profissionais comprometidos com o avanço de conhecimento, para fazer face às necessidades nacionais, em especial no semiárido e nas regiões litorâneas e fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica nas áreas específicas de conhecimento.


Em 1975, foi criado o Departamento de Geociências, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UECE. Desse primeiro curso de Geografia de nível superior provieram muitos professores que contribuíram para a criação de dois novos cursos que surgiram nas décadas seguintes, no Ceará: na Universidade Federal do Ceará (na capital) e na Faculdade Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte (a 200 km de Fortaleza).


No Estado do Ceará, a UECE tem sido pioneira na institucionalização de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), oferecendo especializações desde 1988. Durante alguns anos, teve o apoio da CAPES, para o funcionamento do Núcleo Regional de Especialização (NURECE) que realizou um total de 38 cursos entre os anos de 1988 e 1995. Para a realização das atividades desses cursos de pós-graduação em geografia, a UECE contou com a participação de geógrafos de renome nacional, destacando-se os professores. Milton Santos, Manoel Correia de Andrade, Antonio Christofoletti, Ariovaldo Umbelino, a Profª Maria Adélia de Souza, dentre outros.


Ao mesmo tempo em que as modalidades de ensino da geografia evoluíam na UECE, desenvolviam-se iniciativas de pesquisa, de forma exitosa, desde o início dos anos 1980, com a dedicação de professores e alunos da graduação. Naquele momento, a UECE celebrou um convênio com a GTZ (agência de cooperação técnica do governo alemão), visando o desenvolvimento de estudos básicas da paisagem cearense, com os seguintes objetivos: ampliar os conhecimentos, capacitar professores e alunos do Departamento de Geociências em metodologia da pesquisa geográfica, contribuir com as atividades de planejamento e com ações de desenvolvimento do Estado do Ceará. O primeiro estudo enfocou o município de Aquiraz, intitulando-se “Contribuição ao estudo integrado da paisagem e dos ecossistemas da área do município de Aquiraz-Ceará”.

Para execução desse Convênio, foi criado o Núcleo de Geografia Aplicada, (NUGA). No decorrer de duas décadas de profícua atividade, alunos e professores realizaram numerosos trabalhos de pesquisa e extensão, destacando-se o Estudo de Lagoa Encantada, os estudos básicos que deram origem à APA de Jericoacoara, o Diagnóstico da situação sócio-espacial da Favela do Guaribal, além de múltiplas atividades de campo e de movimentos em defesa do meio-ambiente. Podemos afirmar que o MAG é a continuidade do NUGA.


O Programa foi organizado de modo a enfocar o conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão concentrando-se na: Análise geoambiental e na ordenação do território nas regiões semi-áridas e litorâneas.

No ano de 2006, o inaugurado a nova sede do PROPGEO, no campus do Itaperi.



 

Serviços

Agenda - Novembro 2019

Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.9792

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados