Seleção para novos alunos – 2010.1

15 de dezembro de 2008 - 12:16

Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
Esta Chamada Pública encontra-se na página eletrônica www.uece.br/macfa
CHAMADA PÚBLICA Nº / 2010
Estabelece normas e condições do Proces-so Seletivo para ingresso no Curso de Mes-trado Acadêmico em Ciências Físicas Apli-cadas, na área de concentração Ciências Fí-sicas Aplicadas ao Desenvolvimento do Semi-árido, do Centro de Ciências e Tecno-logia da Universidade Estadual do Ceará.
O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Francisco de Assis Mou-ra Araripe no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público para conhecimento dos inte-ressados, que o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estará recebendo inscrições ao Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico em Ciên-cias Físicas Aplicadas (MCFA), na área de concentração Ciências Físicas Aplicadas ao Desenvolvimento do Semi-árido, aprovado pela Resolução No 2493 de 27 de dezembro de 2002 do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) e criado pela Resolução No 393 de 25 de abril de 2003 do Conselho Universitário (CON-SU) da UECE, mediante as normas e as condições especificadas na presente Chamada Pública.

1. DOS OBJETIVOS DO CURSO
1.1. O curso tem como objetivos gerais a promoção da capacitação de profissionais em nível de Mestrado e o desenvolvimento de pesquisas em Ciências Físicas, voltadas para o desenvolvimento do semi-árido brasileiro.
1.2. Especificamente, o curso objetiva promover o desenvolvimento nas linhas de pesquisas de Física da Atmosfera e Energias Alternativas, em sua forma aplicada, envolvendo temas de fronteira entre estas áreas de estudo.
2. DO PÚBLICO ALVO
O candidato ao curso deve ser graduado em Física ou em cursos de áreas afins.
3. DAS VAGAS
O curso disponibilizará 17 (dezessete) vagas para início no primeiro semestre de 2010, distribuídas como a seguir.
3.1 Linha de Pesquisa em Física da Atmosfera
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
2
Tema
Orientador
Vagas
Modelagem numérica de microfísica de nuvens e Análise estatística de distribuição de aerossóis
Prof. Dr. Gerson Paiva Al-meida
02
Desenvolvimento de sensores atmosféricos
Prof. Dr. Gerson Paiva Al-meida
01
Modelagem Regional (downscaling) de mudanças climáticas sobre o nordeste
Prof. Dr. Alexandre Araujo Costa
01
Modelagem numérica de ventos locais
Prof. Dr. João Bosco V. Leal Junior
02
Aerossóis e Poluição atmosférica
Prof. Dr. Carlos Jacinto de Oliveira
01
Avaliações e previsão do início e extensão da quadra chuvosa no nor-destwe setentrional
Dr. Dirceu Silveira Reis Junior
01
Caracterização do padrão de ocorrências de veranicos e sua relação com indicadores climáticos
Prof. Dr. Eduardo Sávio
01
3.2 Linha de Pesquisa em Energias Alternativas
Tema
Orientador
Vagas
Modelagem numérica de recursos eólicos
Prof. Dr. Emerson Mariano da Silva
01
Instrumentação eletrônica
Prof. Dr. Francisco Sales Ávila Cavalcante
01
Energia solar, eólica e de biomassa
Prof. Dr. Fernando Pinto Ramalho
02
Eletroquímica, células solares e filmes finos
Rui Carlos Barros da Silva
02
Células solares e filmes finos
Prof. Dr. Humberto de Andrade Carmona
01
Otimização de combustão
Prof. Dr. Humberto de Andrade Carmona
01
3.3 Das vagas não ocupadas
As vagas não preenchidas durante o processo de seleção ficam extintas, não havendo remanejamento entre os temas descritos em 3.1 e 3.2.

4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. Período: De 08 a 29 de janeiro de 2010.
4.2. Local: Secretaria do MCFA, nas dependências do Mestrado em Ciências Física Aplicadas, Campus do Itaperi, Av. Paranjana 1700, Fortaleza, Ceará.
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
3
4.3. Horário: das 8:30h às 11:30h e das 14:00h às 16:30h, de segunda a sexta-feira.
4.4. Inscrição por procuração com fim específico poderá ser realizada mediante a entrega dos documentos descritos no item abaixo, com apresentação dos originais ou com autenticação em cartório das cópias.
4.5 No caso de envio de documentos via Correios, somente serão aceitas inscrições com data de posta-gem de até 29 de janeiro de 2010, com reconhecimento de firma em cartório e autenticação de todos os documentos.
4.6. O candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das duas linhas de pesquisa, Física da Atmos-fera ou Energias Alternativas, bem como pelo respectivo tema e correspondente orientador, de acordo com o descrito em 3.1 e 3.2.
4.7. Exigências para Inscrição:
No ato da inscrição o candidato deverá entregar:
a) Três cartas de recomendação lacradas, de acordo com modelo fornecido na secretaria do Curso ou no endereço eletrônico https://www.uece.br/macfa;
b) Currículo LATTES atualizado, com comprovantes, a ser utilizado na Prova de Títulos;
c) Cópia autenticada do diploma do curso de graduação, documento de conclusão de graduação, ou de-claração de possível concludente no semestre em curso, fornecida pelo órgão competente da IES;
d) Histórico Escolar do curso de graduação emitido pelo órgão competente da IES;
e) Cópia autenticada dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista ou equivalente (para os candidatos do sexo masculino);
f) Duas fotos 3×4 recentes, idênticas e de frente;
g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (quarenta Reais), creditada na conta No 261-0, agência 919-9 da Caixa Econômica tipo de operação 006. Em hipótese al-guma, mesmo em caso de indeferimento de inscrição, a taxa será devolvida;
h) Não serão aceitos comprovantes do tipo deposito em envelope ou agendamento de pagamento.
4.8. A relação com os nomes dos candidatos cujos pedidos de inscrição forem deferidos será afixada no dia 02 de fevereiro de 2010, no quadro de avisos da secretaria do MCFA e na página eletrônica https://www.uece.br/macfa.
4.9. O candidato com inscrição indeferida poderá impetrar recurso contra o indeferimento de seu pedido de inscrição junto à Coordenação do Curso até as 16:30h do dia 04 de fevereiro de 2010.
4.10. A afixação do resultado do recurso contra o indeferimento se dará a partir do dia 05 de fevereiro de 2010 no quadro de avisos da secretaria do MCFA e na página eletrônica https://www.uece.br/macfa

5. DA SELEÇÃO
5.1. As provas deste Processo Seletivo serão realizadas no auditório do prédio do MCFA, no Campus do Itaperi. O candidato deverá apresentar-se ao local de prova munido de documento de identidade legal com foto e do comprovante de inscrição, no mínimo com 30 minutos de antecedência.
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
4
5.2. Prova Escrita
5.2.1. Será aplicada uma prova escrita, em nível de graduação, com os seguintes conteúdos: termodinâ-mica, mecânica clássica e estatística.
5.2.2. A realização desta prova será no dia 08 de fevereiro de 2010, no horário de 8h 30min às 12h.
5.2.3. No julgamento da Prova Escrita serão atribuídas notas na escala de zero a 10 (dez). Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) nesta prova.
5.2.4. O resultado da Prova Escrita será afixado no quadro de avisos da secretaria do MCFA e na página eletrônica https://www.uece.br/macfa, no dia 12 de fevereiro de 2010.
5.3. Prova de Títulos
5.3.1. A Prova de Títulos é comum a todos os candidatos, independente da escolha da linha de pesquisa e do tema em que o candidato se inscreveu.
5.3.2. Os documentos a serem analisados na Prova de Títulos deverão ser entregues exclusivamente no ato da inscrição.
5.3.3. Os títulos, produção acadêmica e experiência profissional serão avaliados de acordo com a pontua-ção indicada no quadro seguinte, com caráter exclusivamente classificatório:
Título Pontuação Pontuação Máxima
Atividades de pesquisa em programas insti-tucionais de iniciação científica
0,5 por semestre
3,0
Experiência profissional técnica na área
0,5 por cada ano
1,0
Artigo publicado em periódico com Qualis CAPES, com especificação da área
2,0 pontos por artigo A1 ou A2; 1,5 para B1 ou B2; 1,0 para B3 ou B4 e 0,5 para B5
2,0
Trabalhos completos publicados em Anais de Congressos, Seminários e Simpósios
1,0 para cada trabalho
3,0
Resumos de Trabalhos publicados em Anais de Congressos, Seminários e Simpósios
0,25 para cada resumo
1,0 Total de pontos 10,0
5.3.4. O resultado da Prova de Títulos será divulgado junto com o resultado final da seleção que será afi-xado no quadro de avisos da secretaria do curso e na página eletrônica deste Mestrado.
5.4 Defesa de pré-projeto de dissertação
5.4.1. A defesa é comum a todos os candidatos, independente da escolha da linha de pesquisa e do tema.
5.4.2. O objetivo da defesa do pré-projeto de dissertação é proporcionar ao candidato a oportunidade de demonstrar habilidades e competências na linha de pesquisa e no tema escolhido.
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
5
5.4.3. As defesas serão realizadas no período de 23 a 26 de fevereiro de 2010, com duração de 30 minu-tos de duração para cada candidato e 10 minutos para perguntas da comissão de seleção.
5.4.4. No julgamento da defesa do pré-projeto de dissertação serão atribuídas notas na escala de zero a 10 (dez), sendo eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete).
5.4.5. O pré-projeto de dissertação deve conter os seguintes itens: introdução, justificativa, metodologia, resultados esperados, infra-estrutura necessária, cronograma de atividades e referências bibliográfi-cas.
5.4.6. O pré-projeto de dissertação deve se adequar ao tema escolhido pelo candidato no ato da inscrição, conforme descrito em 4.6. A não observância dessa adequação implicará na eliminação automática do candidato.
5.5.7. O resultado da defesa será divulgado junto com o resultado final da seleção que será afixado no quadro de avisos da secretaria do curso e na página eletrônica deste Mestrado.
5.5.8 O professor orientador associado ao tema da vaga pleiteada poderá, a seu critério, participar da ban-ca de defesa do pré-projeto, adicionalmente à comissão de seleção.

6. DA APROVAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
6.1. A nota final de cada candidato será resultante da média ponderada das notas obtidas na Prova Escrita com peso 2, na Prova de Títulos com peso 1 e na Defesa de pré-projeto com peso 2, desse processo seletivo.
6.2. Em caso de empate na média final, deverão ser observados os seguintes critérios de desempate:
a) maior nota na Defesa de pré-projeto;
b) maior nota na Prova Escrita;
c) maior nota na Prova de Títulos;
d) maior pontuação em atividade de iniciação científica;
e) menor número de ordem de inscrição.

7. RESULTADO FINAL
7.1. O resultado final será divulgado a partir do dia 02 de março de 2010 no quadro de avisos do MCFA e na página eletrônica https://www.uece.br/macfa.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Na hipótese de não serem preenchidas todas as vagas para cada uma das linhas de pesquisa e res-pectivos temas, não serão feitos remanejamentos de vagas.
8.2. Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências e Tecnologia
Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas – MCFA
Fortaleza, 18 de dezembro de 2010.
Prof. Francisco de Assis Moura Araripe
Reitor