Conheça o Programa

 

OBJETIVO GERAL

Promover a capacitação de profissionais em nível de Mestrado e desenvolver pesquisas em Ciências Físicas, voltadas para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a capacitação de profissionais em nível de Mestrado e desenvolver pesquisas físicas em Física da Atmosfera e Energias e Meio Ambiente, desenvolvendo de forma articulada pesquisas básicas e aplicadas envolvendo temas de fronteira entre estas áreas de estudo. Em particular, promover o desenvolvimento e adaptação de métodos e técnicas operacionais para a caracterização das fontes energéticas solar e eólica para aproveitamento na geração de eletricidade, bem como a prospecção de potencial energético dessas fontes com alta resolução espacial e temporal.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ciências Físicas Aplicadas ao Desenvolvimento do Semiárido brasileiro.

 

LINHA DE PESQUISA

 

1. Física da Atmosfera e Energias

Nesta linha de pesquisa são realizados estudos observacionais e de modelagem numérica para fins diagnósticos e prognósticos da atmosfera em diferentes escalas, que vão desde a micrometeorologia, passando pela microfísica de nuvens à circulação geral da atmosfera. Destacam-se: prospecção e avaliação de potencial eólico e solar através de modelagem atmosférica; investigação experimental do papel dos aerossóis nas nuvens, na poluição do ar, nas mudanças climáticas globais e no aquecimento climático global; avaliação de modelos atmosféricos aplicados em cenários locais e regionais para previsão de tempo e clima; e desenvolvimento de técnicas dinâmicas e estatísticas de previsão de tempo e clima.

 

2. Energia e Meio Ambiente

Nesta linha de pesquisa são realizados estudos de viabilidade de aproveitamento de recursos energéticos de diversas naturezas, incluindo energia eólica, solar, da biomassa e do hidrogênio. Adicionalmente, também são realizadas pesquisas em monitoramento, caracterização e análise de impactos de emissões oriundas de fontes convencionais de energia, particularmente associadas a combustão. Também no tocante a poluição ambiental, são conduzidos desenvolvimentos de novas tecnologias de catalisadores para redução de poluentes, de incremento na eficiência de combustão em meios porosos e de monitoramento de emissões veiculares.

 

INSERÇÃO REGIONAL

Através do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com linha de pesquisa em Física da Atmosfera e Fontes Alternativas de Energia, objetiva-se preencher lacunas graves no que diz respeito à necessidade de formação de pessoal e de realização de pesquisas aplicadas ao desenvolvimento do Semiárido. Esta linha de pesquisa é resultado da convergência dessas duas áreas de conhecimento e faz a transferência de conhecimentos e métodos característicos de cada uma. Isto se dá através do estudo da atmosfera se conjugando ao de fontes alternativas de energia por meio do entendimento do regime de ventos e da transferência de radiação solar.

 

LOCALIZAÇÃO GOOGLE MAPPSClique aqui