O que você precisa?

NOME DO PROGRAMA:

Conhecer para Conversar e Restaurar áreas da Caatinga: dos livros da Rachel de Queiroz ao Tripé Universitário – pesquisa, ensino e extensão.

CURSO:

Ciências Biológicas

ORIENTADOR(A) E/OU

COORDENADOR(A):

Jamili S. Fialho

BOLSISTAS:

Elizonara Gomes Leite (Letras)

Francisco Ramon de Souza Silva (Ciências Biológicas - EaD Pólo de Quixeramobim)

Antônio Geovânio Pinheiro (Pedagogia)

Bruno Pereira dos Santos (Ciências Biológicas)

Wesley Yury Oliveira Cordeiro (Letras)

Antônio Gleydson Lobo Ramos (Ciências Biológicas)

JUSTIFICATIVA:

O Programa caracteriza-se como uma iniciativa inovadora na UECE/FECLESC por interiorizar ações de pesquisa, ensino e extensão de forma ampla ao conjugar as áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Letras e Pedagogia, associar conhecimentos biológicos, agronômicos, literários e culturais, valorizar e trabalhar a identidade local através do ambiente de estudo e das obras da Rachel de Queiroz, além de desafiar os extensionistas a adequarem a linguagem científica para uma menos tecnicista. Adicionalmente, estabeleceu parcerias com três Instituições de renomada atuação científica e ambiental, sendo duas Universidades Federais (UFC e UNILAB) e um Instituto Federal (IBAMA). As pesquisas de monitoramento são fundamentais para a compreensão de intervenção humana, através das práticas agrícolas, na qualidade ambiental, todavia precisam conscientizar a comunidade para que optem por ações mais sustentáveis. Além disso, a pesquisa voltada para a recuperação dos agroecossistemas tradicionais pode atender as diretrizes de Programas de Regularização Ambiental de posses e propriedades rurais, com o objetivo de adequá-las ao Código Florestal, e esta ainda está sendo iniciada e seus resultados serão de fundamental importância para a proposição de manejo que conduza a restauração das áreas agrícolas degradadas da Caatinga. Para efetivação desse processo, após resultados da experimentação de campo, a comunidade será motivada e acompanhada na implantação de bancos de mudas nativas pelos participantes do Programa. Vale ressaltar que o curso de formação ambiental, literária e cultural, Conhecer para Conservar, caracteriza-se como ação contínua junto às Escolas e precisa ser implantado nas Comunidades rural e urbana; além de ter como meta envolver estudantes da UECE/UAB, modalidade à distância, do município de Quixeramobim, localizado adjacente a Quixadá, e utilizar diversos recursos midiáticos na divulgação das ações realizadas e informações das temáticas estudadas durante o Programa. Ressalva-se ainda a justificativa de continuidade do Programa pelo destacado interesse e atuação dos universitários de várias áreas, bolsistas e voluntários, que além das ações propostas são criativos e proativos na sugestão e realização das outras ações a exemplo da construção do jardim ecológico da FECLESC e da experiência sensorial.

VIGENCIA:

2012 - 2015

CONTATO:

Agenda - Dezembro 2019

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554 - Planalto Universitário - CEP: 63.900-000 - Quixadá/CE

Fone:(88) 3445-1036 - Fax: (88) 3445-1039 - E-Mail: feclesc@uece.br