O que você precisa?

Página Inicial Noticias Lista de notícias UECE cria dois novos cursos de Mestrado e um de Doutorado

UECE cria dois novos cursos de Mestrado e um de Doutorado
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) anuncia a criação de três novos cursos de pós-graduação Stricto Sensu. O Mestrado Acadêmico em História, Culturas e Espacialidades (MAHCE), o Mestrado Acadêmico em Filosofia (CMAF) e o Doutorado em Ciência da Computação foram aprovados em reunião do Conselho Universitário (CONSU), realizada na última segunda-feira (04/11).
a
De acordo com o presidente do CONSU e reitor da FUNECE/UECE, professor Jackson Sampaio, “com a criação dos novos cursos, que aguardam recomendação pela CAPES/MEC, a UECE mantém sua capacidade de crescimento na pós-graduação e na pesquisa, superando os constrangimentos da crise fiscal que afeta o poder público brasileiro, além de fortalecer o sistema de pós-graduação cearense, que demonstra grande vitalidade frente a valores anticientíficos”.
a
Sobre o MAHCE, o programa objetiva a investigação no campo da História, possibilitando a qualificação profissional de professores-pesquisadores para o ensino superior e a pesquisa científica. O curso visa capacitar o corpo discente para atuar junto às instituições públicas e/ou privadas que demandem serviços relacionados com as especificidades historiográficas, bem como formar quadros docentes capacitados para o exercício também para a Educação Básica.
a
Com a área de concentração “História, Culturas e Espacialidades”, o Mestrado terá três linhas de pesquisa: “Linguagens, Narrativas e Subjetividades”, “Poder, Instituições e Memórias” e “Espaços, Sociedades e Experiências”.
a
O Mestrado Acadêmico em Filosofia (CMAF) tem o intuito de formar docentes e pesquisadores como mestres aptos a exercitar o magistério superior em Filosofia e a desenvolver pesquisas acadêmicas nessa área de conhecimento. O CMAF terá como área de concentração “Filosofia”, com duas linhas de pesquisa: “Filosofia Social e Política” e “Ética”.
a
O Doutorado em Ciência da Computação tem como finalidade a formação de pesquisadores com competência para gerar e aplicar novos conhecimentos em benefício da sociedade, conduzir projetos de investigação científica e aplicada, atuar em inovação tecnológica e exercer atividades de docência no Ensino Superior (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu) na área de Ciência da Computação.
a
Juntamente com o Mestrado (MACC) nota “4” existente, o Doutorado comporá o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), que teve sua primeira turma como Mestrado exclusivo em 2007. O MACC já formou 120 mestres.
a
O recém-criado Doutorado terá como área de concentração “Computação Científica e Aplicada” e três linhas de pesquisa: “Engenharia de Software e de Interface Homem-Máquina”, “Algoritmos, Otimização e Inteligência Computacional” e “Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos e Segurança”.

Agenda - Agosto 2020

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554 - Planalto Universitário - CEP: 63.900-000 - Quixadá/CE

Fone:(88) 3445-1036 - Fax: (88) 3445-1039 - E-Mail: feclesc@uece.br